No Maio Amarelo, Santos faz apelo a motociclistas e foca na conscientização de crianças

Ações para o público infantil e famílias
“Motociclista, a liberdade sobre duas rodas exige responsabilidade — sua vida é única, cuide dela”. É com essa consciência que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) lança a campanha Imprudência é o caminho mais rápido para uma vida curta, dentro da programação do Maio Amarelo 2025, cujo tema proposto para este ano é Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana.
Entre os próximos dias 5 e 9, a CET-Santos realiza, em parceria com o Detran-SP, uma série de ações educativas focadas nos motociclistas — grupo que lidera as estatísticas de mortes no trânsito da Cidade. De acordo com dados do Infosiga, em 2024 foram registrados 26 óbitos no trânsito em vias municipais de Santos, dos quais 15 eram motociclistas — um aumento expressivo em relação a 2023, quando houve nove mortes nessa categoria.
Para sensibilizar esses condutores, foi produzido um vídeo impactante, que será exibido em uma área no bolsão do Novo Quebra-Mar (José Menino), durante os dias da ação. A peça, de forte apelo emocional, ressalta a importância da responsabilidade nas escolhas diárias no trânsito, mostrando que a vida é insubstituível — ao contrário das peças de uma motocicleta. A campanha aposta em emoção e realidade para transformar escolhas no trânsito e salvar vidas.
Além da exibição do vídeo, motociclistas receberão cordões de chave para moto e folhetos educativos. As atividades acontecem nos seguintes horários: dia 5, das 10h às 12h; dias 6 e 8, das 14h às 16h; dias 7 e 9, das 9h às 11h.
Para o diretor-presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, o aumento no número de mortes de motociclistas em Santos acende um alerta: "É urgente mudarmos comportamentos e reforçarmos o cuidado nas ruas. Com a campanha, queremos sensibilizar especialmente os motociclistas, que têm liderado as estatísticas de vítimas fatais em Santos. Cada atitude consciente é um passo para um trânsito mais humano e seguro. Cada escolha no trânsito pode salvar ou tirar uma vida".
As ações do Maio Amarelo vão até o final do mês, com atividades voltadas à conscientização de motociclistas, pedestres e motoristas. No dia 10, o programa Faixa Viva — que incentiva o respeito às faixas de pedestres — comemora 14 anos. Para marcar a data, dez agentes de trânsito realizarão operações educativas em travessias sem semáforo da Orla, das 10h às 16h, em dez pontos estratégicos, entre eles a Rua Maranhão (Pompeia), Galeria AD Moreira (Gonzaga) e nas proximidades do Aquário Municipal (Ponta da Praia).
Minicidade do Trânsito tem formato renovado e agente mirim
A partir do dia 12, a Minicidade do Trânsito (Praça Belmiro Ribeiro) volta a receber escolas em um novo formato: além da atividade prática, haverá distribuição aos estudantes de mãozinhas em formato ampliado, reforçando o gesto de sinalização dos pedestres. Outra novidade é a participação dos agentes mirins, estudantes destacados para interagir com o público e reforçar as mensagens de segurança. Já na semana de 26 a 30 de maio, a Minicidade estará aberta ao público geral, com programação à família, sem necessidade de agendamentos. No dia 25 (domingo), durante a Semana do Brincar, a CET-Santos levará uma pista com mini buggies à Avenida Bartolomeu de Gusmão, que estará fechada ao tráfego. A ação visa ensinar, de forma lúdica, noções básicas de trânsito às crianças.
EDUCAÇÃO CONTÍNUA NAS EMPRESAS
Ao longo do mês, a CET também ministrará palestras em empresas da Cidade, abordando temas como Direção Defensiva, Legislação de Trânsito e Acidentes e suas consequências.
NÚMEROS
Os números reforçam a urgência da mensagem: segundo dados do Infosiga, a quantidade de mortes de motociclistas em vias municipais de Santos aumentou de 9 em 2023 para 15 em 2024. Por outro lado, o número de óbitos de pedestres caiu de 13 para 6, sinalizando a eficácia de campanhas contínuas de conscientização, mas também a necessidade de intensificar ações voltadas aos motociclistas.
COMENTÁRIOS