Curso de Padaria em Santos reúne propósitos e a paixão pela culinária

Caterina Montone
Rocambole de chocolate, bolo de maracujá, torta e empadinhas de frango. O que essas delícias têm em comum? Todas foram ensinadas pela talentosa professora Judite Pereira, 78 anos, durante mais uma aula gratuita de Padaria Artesanal, realizada na terça-feira (29) no Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santos (Encruzilhada).
Unidos por diferentes motivações, mais de 20 alunos participaram da atividade, atraídos pela delicadeza e pelo amor à gastronomia que a professora voluntária transmite em cada aula. Apaixonada por viagens, Judite percorre diversos países em busca de novas experiências culinárias e organiza apostilas com dezenas de receitas para ensinar no Fundo Social. As escolhas do dia, em especial, tiveram um objetivo importante: mostrar que é possível cozinhar bem e economizar.
“Fizemos receitas que costumam parecer caras, mas, só para os doces de hoje, usamos apenas 600 gramas de açúcar. É por isso que o curso tem sido um sucesso. Além disso, a aula de hoje está ainda mais especial, pois temos muitas pessoas participando, cada uma com um motivo, mas com um único propósito: fazer a diferença — seja aprendendo novos pratos ou buscando uma fonte de renda”, destacou a professora, que já tem como próximos destinos a Espanha e Portugal, onde pretende aprender novas receitas.
Durante a aula, foram preparados, de forma dinâmica e com a ajuda dos alunos: rocambole de chocolate com geleia de morango, bolo de maracujá, torta de frango com milho, empadinhas de frango e, como extra, empadinhas de berinjela. Para demonstração, também foi feito um glacê à base de água com gás e açúcar de confeiteiro. Os participantes aprenderam ainda sobre o ponto das caldas, o preenchimento das forminhas dos salgados e técnicas como o uso do leite em pó para dar o acabamento perfeito aos doces.
Uma das alunas, Bárbara Ferreira, 45, participou do curso com um objetivo claro: conquistar uma renda extra com a venda das guloseimas, para custear um curso de massagem e realizar o antigo sonho de trabalhar na área de bem-estar. “Quis fazer algo que amo: unir gastronomia ao meu projeto de atuar como massagista. Estou amando. A professora é maravilhosa, dá muitas dicas valiosas — se eu não tivesse uma caneta, esqueceria tudo. Pretendo vender as receitas nas empresas e para as amigas da academia.”
Ao final da aula, foram entregues certificados, acompanhados de palavras de carinho e motivação entre os participantes, que se parabenizaram mutuamente e desejaram sucesso uns aos outros. O momento mais aguardado foi a degustação das receitas preparadas, que encheram os olhos e os corações de orgulho pelo trabalho realizado.
COMENTÁRIOS