Passeio temático celebra os 116 anos dos bondes elétricos em Santos

Há 116 anos, um bonde elétrico realizou a sua primeira viagem em Santos, revolucionando a mobilidade da Cidade e substituindo os antigos modelos puxados por animais. Para celebrar a data, a Prefeitura de Santos realizou, neste domingo (27), passeios temáticos que encheram o Bonde Japão de turistas e santistas.
A celebração foi uma iniciativa conjunta da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). A rota, de cerca de 15 minutos, fez o trajeto até o Paço Municipal (Praça Mauá s/n°) antes de retornar à Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº) com performance artística de dois atores que animaram o público com músicas e informações.
Pela primeira vez na Cidade, o coordenador de suporte de sistemas Helvis Merces Pereira, 36 anos, de São Paulo, optou pelo passeio na hora de andar de bonde. “Eu quero conhecer a história do Centro Histórico de Santos. Eu tinha pesquisado antes o passeio e achei que é uma boa oportunidade”.
A CIDADE E O MECÂNICO
A atriz, contadora de histórias e guia turística Cláudia Torres teve uma grande responsabilidade durante o dia: interpretar a cidade de Santos durante a rota. Ela conta que teve a ideia quando pensou na quantidade de acontecimentos que o Município testemunhou. "A Cidade já viveu muitas coisas, uma delas foi a inauguração dos passeios de bondes elétricos, uma marca da revitalização e modernização muito importante para estarmos onde estamos hoje em dia”, destaca.
O ator e músico Wagner Bastos dos Santos foi a dupla de Cláudia durante a performance, interpretando Alcino, mecânico de bondes da CET que quebra um galho tocando violão para puxar o repertório com músicas relacionadas ao bonde. “Montei o personagem especialmente para o passeio. A gente achou importante trazer à tona a mão de obra que mantém o bonde em funcionamento, quisemos fazer uma homenagem para quem nunca é visto”.
HISTÓRIA
Quem fez o passeio saiu sabendo mais sobre a história do meio de transporte que já foi a principal forma de mobilidade na Cidade. Os bondes elétricos começaram a circular em 28 de abril de 1909.
A exploração coube à City of Santos Improvements Company, empresa que já respondia, em Santos, pelos serviços de água, gás e eletricidade. O sistema foi implantado com 62 elétricos de passageiros e outros dez de apoio operacional.
Os bondes circularam em Santos por 100 anos (1871 a 1971). A derradeira viagem se deu em 28 de fevereiro, com veículo da linha 42. Foram considerados lentos e causadores de transtornos ao trânsito em tempos de modernidade. No ano 2000, a Prefeitura resgatou a relação bonde-Cidade ao inaugurar a Linha Turística que circula pelo Centro Histórico, hoje um dos cartões-postais santistas.
Fotos: Henrique Teixeira
COMENTÁRIOS