Seja bem-vindo
SP - Litoral,02/05/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/jornalmetropolis/www/app/noticia.php on line 23

    Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/jornalmetropolis/www/app/noticia.php on line 25

    Eventos de economia criativa se espalham por Santos até domingo

    santos.sp.gov.br
    Eventos de economia criativa se espalham por Santos até domingo

    Matheus Degásperi Ojea

    O sábado de sol em Santos marcou o começo de um fim de semana de muita economia criativa. Quem aproveitou para conferir eventos no Novo Quebra Mar, praça do Aquário e no Gonzaga não se arrependeu. Já para quem não foi, ainda dá tempo. A programação, que faz parte do Mês da Criatividade, segue no domingo.

    Com expectativa de receber aproximadamente 2 mil pessoas até domingo, o evento gratuito Grandes Oportunidades de Mudar o Óbvio (GOMO), organizado pelo Juicyhub em sua sede (Av. Ana Costa, 433, 4º andar, Gonzaga), com apoio da Prefeitura, conta com programação de mais de 20 horas de conteúdo distribuídas em 12 painéis, além de feira criativa.

    Uma das idealizadoras do evento, a empreendedora Ludmilla Rossi destaca a possibilidade de colocar a Cidade no radar dos eventos do ramo no País. “O GOMO é completamente acessível para qualquer pessoa poder ter contato com conhecimentos que geralmente se sobe a serra para acessar, ele tem temas diversos, falas diversas e palestrantes diversos vindo de lugares muito diferentes”. 

    Sócia de Ludmilla, Flávia Saad enxerga a economia criativa como meio de diversificar o mercado de trabalho. "Nós estamos muito conectadas com a celebração de 10 anos de Cidade Criativa pela Unesco, vimos esse movimento começar e agora queremos, também junto com a Prefeitura, expandir esse olhar”, afirma.

    FEIRA CRIATIVA

    Além das palestras, o evento também conta com 22 expositores, com produtos que vão desde ecobags e acessórios até velas e geleias artesanais. A artesã Camila Araújo, dona da Chinua Acessórios, espera que o evento impulsione as suas vendas. “Entre uma palestra e outra o pessoal vem prestigiar o nosso trabalho. É muito importante ter um lugar onde a gente pode expor nosso produto”.

    A publicitária Lara Yellen Perico Cunha, de 20 anos, aproveitou para encher uma sacola com produtos. “Eu vim ano passado também e foi incrível, teve uma palestra que até me fez sair chorando de emoção. Hoje eu comprei um colete e também comprei velas”.

    O GOMO continua no domingo, das 12h às 22h. Para participar, basta se inscrever gratuitamente aqui . Entre a ampla programação do dia, um dos destaques será a palestra da artista baiana Mayara Ferrão, que vai apresentar um trabalho que une arte e inteligência artificial. “Vai ser essencial pra qualquer pessoa que queira entender os potenciais criativos e de transformação que a IA junto da arte tem, além de muitas outras palestras”, convida Ludmilla Rossi.


    EMISSÁRIO CRIATIVO LEVA ARTESANATO A FREQUENTADORES DO NOVO QUEBRA-MAR

    Quem tirou o dia pra curtir o sol no Novo Quebra-Mar também aproveitou a Feira Emissário Criativo, realizada pelo Bazar Arte&Fato com apoio da Prefeitura e do programa Feito em Santos. Com cerca de 50 expositores, opções gastronômicas que vão desde o sanduíche de pernil até a comida coreana, além de brinquedos infláveis para a criançada e música ao vivo, a feira também continua no domingo, das 11h até 22h.

    A jornalista Márcia Portes, de 52 anos, costuma surfar perto do local e foi para a feira com um objetivo em mente: “Eu já estou pensando no dia das mães. Tem muita variedade de coisas bonitas aqui”.

    A organizadora do evento, Tatyana Tacão, destaca a importância do apoio para o setor na Cidade. “Tem muita gente aqui que depende dessas feiras, então é algo essencial”.

    ADOÇÃO

    Em cerca de 40 minutos, seis cãezinhos levados para o evento pela ONG Patinhas que Brilham encontraram novas famílias. O curto tempo pegou a presidente  e fundadora da organização, Ângela Bandeira, de surpresa. “Isso nos deixa muito feliz, foi muito gostoso, ainda mais nesse cenário lindo”  


    VILLAREJO ART É A ATRAÇÃO DA PONTA DA PRAIA

    Na outra ponta da orla, a Praça Luiz La Scala (Av. Bartholomeu de Gusmão s/nº, Ponta da Praia), na frente do Aquário, recebe a já tradicional feira realizada pelo coletivo Villarejo Art, com apoio da Prefeitura e do Feito em Santos, com barracas vendendo produtos como camisetas, acessórios e até discos de vinil. A feira vai até domingo, das 11h às 22h.

    A empreendedora Sonia Silva Silveira, da Soniarte Criações, aproveitou o cenário para personalizar os cadernos que vende com fotos da praça. O processo dela, que costuma participar das diversas feiras criativas realizadas pela Cidade, é todo artesanal e até as fotos utilizadas para estampar as capas são autorais. “O artesão vive dos espaços para divulgar o nosso trabalho. O artesanato precisa estar em um conjunto, é diferente de estar em uma loja”, ressalta.

    A analista de sistemas Natalia Calcina, de 32 anos, aproveitou um passeio de bicicleta para fazer uma parada na feira. “Eu já vim algumas vezes, tem bastante coisa diferente, eu gosto bastante das velas, das joias, tem bastante artesanato. Valoriza bastante o trabalho da galera que faz”, ela conta.


    Fotos: Henrique Teixeira






    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.