Educadores de Santos passam por formação com ex-secretário de município cearense


A equipe do Parceiros do Saber esteve em Santos, no início da semana, para falar de educação básica com foco na fluência leitora e no ensino da matemática com técnicos da Secretaria da Educação, incluindo supervisores de ensino, chefes de departamentos, diretores e membros das equipes gestoras das unidades municipais de ensino fundamental anos finais (6° ao 9° ano).
A formação foi realizada pelo ex-secretário de Educação de Sobral (CE), nos anos de 2017 a 2024, Herbert Lima. A cidade fica no interior, atualmente tem pouco mais de 200 mil habitantes e se destaca no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil, alcançando o primeiro lugar em diversas categorias, tanto nos anos iniciais (1º ao 5º ano) como nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental. Os resultados são calculados com base no aprendizado dos alunos em língua portuguesa e Matemática, e na taxa de aprovação.
Herbert explica que o município, há 28 anos, implementa uma reforma educacional voltada para a garantia da alfabetização, implementando avaliação permanente, formação contínua de professores, programa de recomposição de aprendizagem para recuperar as habilidades daqueles estudantes com dificuldade, uso de material didático estruturado, elementos de incentivo de gratificação aos profissionais.
O trabalho em Santos, em 2025, se dá por meio dessa formação e por uma avaliação diagnóstica para identificar o que já oferece aos seus alunos e profissionais da educação. “Além disso, nós também estamos oferecendo ao município, sem nenhum custo, avaliações mensais de monitoramento no mesmo modelo do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). E um sistema que gera indicadores e que oferece ao parâmetros para acompanhar o avanço e o desenvolvimento da aprendizagem. Todas essas ações são voltadas para fortalecer a gestão escolar e elevar os indicadores de aprendizagem”, completou Herbert.
Para a secretária de Educação, Audrey Kleys, a participação da comunidade escolar tem papel fundamental na aplicação das experiências trazidas pelos técnicos do Parceiros do Saber. “Precisamos entender qual a principal dificuldade e entender os objetivos da melhor forma. Assim, chamaremos as famílias neste próximo momento, para dentro das escolas, para entender qual a importância da participação do seu filho, do seu neto, na aprendizagem e na presença frequente desse aluno. A Secretaria de Educação vai fortalecer o trabalho do Programa Escola Presente, identificando por que esses alunos não estão comparecendo e vamos, ponto a ponto, conversar com as escolas e com as famílias. Precisamos de todos para a alfabetização dos alunos”.
A formação do Parceiros do Saber, que vem sendo realizada desde o ano passado, passa a ser presencial uma vez por mês.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS
Foto: divulgação
COMENTÁRIOS