Projeto sobre aves em escola de Santos forma aliados da conservação ambiental

Para gerar mais aliados das questões relacionadas à conservação ambiental, 24 alunos da Unidade Municipal de Educação Padre Lucio Floro (Morro José Menino) participaram de uma vivência sobre a conservação do papagaio-de-cara-roxa.
A ação, no início da semana (dia 6) envolveu palestra e oficina promovida por biólogos e pesquisadores.De forma lúdica, profissionais do Instituto Ambiecco, organização sem fins lucrativos e responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres de Peruíbe, falaram sobre a espécie e proporcionam interação com animais taxidermizados (técnica utilizada para conservar o corpo do animal com a pele e estrutura óssea intactos). As crianças, de 8 e 9 anos, puderam ver de perto e tocar nos exemplares.
O papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, ou seja, existente só neste bioma, com ocorrência restrita ao litoral sul de São Paulo e do Paraná. É uma espécie ameaçada de extinção, tendo como principais ameaças a destruição do seu habitat e o tráfico de animais silvestres.
Para ampliar o conhecimento, a turma fará uma visita ao Orquidário Municipal, quando poderá avistar o papagaio-de-cara-roxa e outras espécies animais.
AVES DA MINHA ESCOLA
A atividade está inserida no projeto “Aves da Minha Escola”, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria de Educação.
O projeto é composto de 12 módulos teóricos e práticos, que abordam desde as características gerais das aves, confecção de comedouros e caixas-ninho até um módulo de arte-educação em parceria com o projeto “Aves nas Artes”.
Tem como objetivo promover a educação ambiental, sensibilizando os alunos do ensino municipal sobre a necessidade de proteger as aves e conservar os ambientes em que vivem.
COMENTÁRIOS