Seja bem-vindo
SP - Litoral,25/06/2026

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Projeto cria “Disque Animal” para receber denúncias de maus-tratos

    camara.leg.br
    Projeto cria “Disque Animal” para receber denúncias de maus-tratos


    Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

    Deputada Heloísa Helena fala ao microfone

    Deputada Heloísa Helena, a autora do projeto


    O Projeto de Lei 561/26 institui o “Disque Animal”, um canal nacional destinado a receber, registrar e encaminhar denúncias de maus-tratos contra animais. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.


    A proposta prevê que o serviço ofereça um número telefônico gratuito de abrangência nacional, além de canais digitais de atendimento à população.


    As denúncias recebidas serão encaminhadas, conforme o caso, para:



    • a polícia;

    • o Ministério Público; e

    • órgãos ambientais competentes.


    Autora da proposta, a deputada Heloísa Helena (Rede-RJ) disse que a medida busca garantir o cumprimento da Constituição. “A crueldade contra animais é tema de crescente preocupação social”, afirmou a parlamentar.


    Próximos passos

    O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


    Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.



     



     




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.