Aposentados de Santos terão apoio gratuito para identificar descontos indevidos do INSS


Aposentados de Santos poderão contar com auxílio para identificar possíveis descontos indevidos em seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre 19 e 23 de maio, das 14h às 17h, o Parque Tecnológico (Rua Henrique Porchat, 47 – Vila Nova) oferecerá atendimento gratuito e aberto aos beneficiários.
A iniciativa busca alertar sobre a crise de fraudes no INSS e verificar, com o apoio de estudantes do curso de Sistemas de Informação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), quais associações realizaram descontos nos benefícios nos últimos cinco anos. Além disso, será possível conferir se essas cobranças foram autorizadas por meio do aplicativo ‘Meu INSS’.
Para participar, os aposentados devem levar seus celulares e documentos pessoais ao local. Com o auxílio dos estudantes, poderão baixar o aplicativo, preencher seus dados pessoais, concluir a etapa de verificação do Gov.br e verificar se autorizaram os descontos. Caso não tenham autorizado, poderão ter ajuda para acompanhar as próximas comunicações sobre o ressarcimento.
EXTENSÃO
A iniciativa é uma extensão do Programa ‘Inovação e Longevidade', curso realizado com a parceria da Coordenadoria de Políticas para a Pessoa Idosa (Coppi), da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), junto a Unisanta e o Parque Tecnológico.
O curso, lançado este mês e voltado para o público 50+, tem como objetivo ensinar o uso de smartphones, redes sociais e aplicativos. Com linguagem acessível e suporte individualizado, promove atividades práticas desde chamadas de vídeo até cuidados com golpes virtuais com monitoria dos estudantes da Unisanta.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS
Foto: Henrique Teixeira/Arquivo
COMENTÁRIOS