Alunos recebem nota dez em curso de padaria do Fundo Social de Santos


Em mais uma edição do curso de Padaria Artesanal do Fundo Social de Solidariedade de Santos, realizada nesta terça-feira (6), ficou comprovado: ninguém resiste ao cheirinho de bolo recém-saído do forno. E, quando ele vem acompanhado de uma suculenta quiche de frango, a experiência fica ainda melhor.
As delícias foram ensinadas com muito carinho, bom humor e dedicação pela professora voluntária Onofrina Thiago, 76 anos. Ela compartilhou dicas e segredos adquiridos ao longo de uma trajetória em que boa parte foi dedicada à gastronomia. Hoje, Onofrina transmite seu conhecimento a quem está disposto a mudar de vida e conquistar uma renda por meio de receitas fáceis e adaptáveis, como as apresentadas nessa aula.
“Em todas as minhas aulas, sempre busco passar receitas práticas, econômicas, que rendem bastante e com as quais os alunos conseguem lucrar vendendo os pedaços. E hoje, eles estão de nota 10 pela participação e ajuda”, afirmou a professora.
As receitas — um bolo mesclado com cobertura de marshmallow e uma quiche bem recheada de frango — fizeram sucesso. Uma das dúvidas mais frequentes entre os participantes foi sobre a diferença entre glacê e marshmallow. Como em todos os outros questionamentos, a professora respondeu com prontidão: “O marshmallow é cozido; o glacê é cru.”
E quem disse que os alunos ficaram apenas sentados, observando e anotando o preparo? Todos participaram com entusiasmo e vontade de aprender. Alguns leram as receitas em voz alta; outros ajudaram na organização da cozinha e na separação dos ingredientes. Uma das ajudantes foi Maria Lúcia Santos, 72, moradora do São Jorge e voluntária recente do Fundo Social — “com muito orgulho”. Entre as louças que ela lavava após o preparo das delícias, a professora aposentada garantiu que os aprendizados dos cursos não ficam só com ela.
“Eu já fiz outros cursos com a Onofrina e adoro, porque ela nos traz muitas dicas importantes sobre o preparo — como hoje, em que nos ensinou a fazer marshmallow do zero. Já levei receitas que ela ensinou para a minha família, e eles amaram. Compartilhei com eles todo o passo a passo e até pediram para eu participar de mais aulas para aprender outros pratos deliciosos”, brincou a aluna.
Após observarem as receitas recém-saídas do forno, os participantes aplaudiram com orgulho os pratos que ajudaram a preparar e elogiaram o aroma, aparência e claro, os sabores do bolo e da torta. A gratidão pela aula foi o verdadeiro toque do chefe.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.
COMENTÁRIOS