Maio Amarelo: campanha em Santos alerta motociclistas para preservação da vida


PROGRAMAÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA
Lizete Araújo
Blitzes diferenciadas vão envolver motociclistas durante esta semana na Cidade. São ações educativas para a conscientização desse segmento por mais segurança no trânsito, iniciativa da Companhia de Tráfego (CET-Santos) no Maio Amarelo 2025. Até sexta-feira (9), em área no bolsão do Novo Quebra-Mar, no José Menino, a campanha faz um alerta que já inicia no seu título: “Imprudência é caminho mais rápido para uma vida curta”.
Em área especialmente preparada para o evento, motociclistas são convidados a uma breve parada. Assistem a vídeo enfatizando que a responsabilidade e o comportamento de cada um no trânsito são importantes para a preservação da vida. Na produção, um piloto fala sobre acidente sofrido há mais de dez anos. Não foi fatal, mas conforme revela, ainda hoje convive com as consequências. Ao final, a surpresa: o personagem do vídeo era o próprio agente de trânsito que os recepcionava. “Um simples acidente e há 12 anos ainda sofro, tenho que tomar remédios e passo pelo psicólogo”, revelou Hércules Santiago, da equipe de Educação de Trânsito da CET-Santos.
Atento à fala, Josias Ferreira da Silva, 45 anos e há um trabalhando como motofretista, atribui à cautela ao volante o motivo de não ter se envolvido em nenhum acidente nesse tempo. “O trânsito está muito complicado em São Paulo, no Litoral. Cada um tem que fazer a sua parte para haver mais segurança. Então, essa campanha de orientação é algo muito positivo”.
Motorista profissional desde os 18 anos, Moacir Gonçalves Cândido, 64, lamentou a falta de respeito predominante no trânsito. Conforme contou, recentemente foi atingido por um carro que passou em velocidade, quando parou sua moto para dar passagem a um homem, acompanhado de duas crianças, que procurava atravessar a rua.
O motorista, disse ele, passou reto. Não parou. “É preciso campanhas, é preciso que os motoristas em geral (moto, carro, caminhão) façam reciclagem e aprendam sobre como dirigir com segurança. E o principal é que todos devem entender que, no trânsito, quem está à frente é um ser humano, é uma vida”.
SEQUÊNCIA
Atenção especial aos motociclistas neste Maio Amarelo vai ao encontro da realidade atual. Em 2024, conforme o Infosiga, esse foi o grupo de usuários do trânsito com mais óbitos nas vias do Município, correspondendo a 15 do total das 26 mortes registradas. Muito acima do ano anterior, quando acidentes com motos deixaram nove vítimas fatais.
“Infelizmente, muitos ainda encaram o trânsito como uma disputa, e não como um espaço de convivência. Por isso, essa campanha vem com um chamado à consciência. Cada motociclista salvo é uma família inteira preservada”, destaca da gerente de Comunicação e Educação de Trânsito, Regiane Andrade.
Além de informações, dicas e o apelo para que dirijam com responsabilidade, ao final da atividade os motociclistas recebem cordões de chave para a moto e folhetos educativos. As ações educativas no José Menino ocorrem com apoio do Detran/SP e da Polícia Militar. Seguem nesta quarta (7) e na sexta-feira (9), das 9h às 11h; quinta (8), das 14h às 16h.
Programação segue na próxima semana na Minicidade do Trânsito
Em Santos, o Maio Amarelo 2025, que tem como tema Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana, vai também envolver crianças e famílias. Na próxima semana, a partir do dia 12, a programação terá sequência na Minicidade do Trânsito (Praça Belmiro Ribeiro). No espaço educativo da CET, o atendimento a estudantes da rede pública e privada terá novidades. Além da atividade prática, será feita a distribuição de mãozinhas em modelo ampliado às crianças para reforçar o gesto de sinalização dos pedestres. Também haverá a participação dos agentes mirins, estudantes destacados para interagir com o público e reforçar as mensagens de segurança.
Na última semana do mês (26 a 30), a Minicidade estará aberta ao público geral, com programação para as famílias, sem necessidade de agendamentos. No dia 25 (domingo), a companhia montará uma pista com minibuggies na Avenida Bartolomeu de Gusmão (orla), que ficará fechada à circulação de veículos. A ação visa ensinar, de forma lúdica, noções básicas de trânsito às crianças.
EMPRESAS
A CET ainda segue com a sua programação de atendimento às empresas da Cidade para ministrar palestras sobre Direção Defensiva, Legislação de Trânsito e Acidentes e suas consequências, entre outros temas relacionados à segurança no trânsito. Contatos pelo e-mail gced@cetsantos.com.br.
Esta iniciativa contempla os itens 3 (Saúde e Bem-Estar) e 4 (Educação de Qualidade) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Conheça os outros artigos dos ODS.
Fotos: Raimundo Rosa
COMENTÁRIOS