Seja bem-vindo
SP - Litoral,09/05/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Lei estabelece diretrizes para terapia nutricional direcionada a pessoas com autismo

    camara.leg.br
    Lei estabelece diretrizes para terapia nutricional direcionada a pessoas com autismo


    Elói Corrêa/Governo da Bahia

    Alimentos - geral - alimentação nutrição refeições marmitas almoços pratos dieta coronavírus Covid-19 pandemia máscaras luvas EPIs bandejão (restaurantes populares na Bahia)

    Atendimento deverá levar em consideração a seletividade alimentar, comum entre autistas


    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.131/25, que estabelece diretrizes específicas para a terapia nutricional voltada a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Publicada na quarta-feira (30) no Diário Oficial da União, a norma altera a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA.


    A nova lei determina que a terapia nutricional voltada ao público autista compreenda ações de cuidado, promoção e proteção sob o ponto de vista alimentar, sempre conduzidas por profissional de saúde legalmente habilitado e em conformidade com protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas estabelecidas pela autoridade competente.


    A norma é originária do Projeto de Lei 4262/20, da deputada Maria Rosas (Republicanos-SP) e da ex-deputada Aline Gurgel (AP), aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.


    O objetivo da lei é combater os desafios alimentares enfrentados por pessoas com TEA, como a seletividade alimentar — comportamento que pode limitar a variedade nutricional da dieta e aumentar o risco de deficiências nutricionais ou problemas como obesidade e desnutrição.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.