Festa exalta a cultura lusitana e diverte santistas na Lagoa da Saudade


Teve festa portuguesa com certeza! Na tarde deste domingo (4), um público muito animado prestigiou a 1ª Festa Portuguesa dos Morros, na Lagoa da Saudade, Nova Cintra. Com entrada gratuita, além da confraternização entre os luso-descendentes, o evento envolveu a comunidade com atrações gastronômicas e culturais, comidas típicas, artesanato e shows de grupos folclóricos.
Promovida pela Prefeitura Regional dos Morros com o objetivo de estreitar os laços entre Brasil e Portugal, a festa começou ao som do grupo Cruz de Malta, seguido do Rancho Folclórico Veteranos Apaixonados Pelo Folclore. A cantora de fado Ana Carla Lemos também subiu ao palco flutuante instalado em frente à fonte interativa do cartão-postal santista.
Também se apresentaram o Rancho Folclórico Verde Gaio e Andreza Mariano e Banda interpretando músicas populares portuguesas, fazendo todo mundo dançar. A última apresentação foi do Rancho Folclórico Típico Madeirense.
GASTRONOMIA
A área gastronômica teve comidas típicas, como o bolo do caco na manteiga de alho, bolinhos e folhados de bacalhau, entre outros. Os doces também enchiam os olhos de quem passava para fazer uma ‘boquinha’, como pastéis de Belém e Santa Clara e broas variadas.
O evento ainda contou com espaço kids para a criançada, que se divertiu na piscina de bolinhas, cama-elástica, tobogã, castelinho, entre outras opções.
Flagrada com uma porção de bolinhos de bacalhau, a aposentada Jussara Fernandes, acompanhada da irmã, Jucelene Fernandes, garantiu que "estavam quentinhos e gostosos". "Além de gastronomia portuguesa, que adoro, acho importante prestigiar as coisas que acontecem na Cidade. É um lugar para conhecer e se divertir numa tarde de domingo”, ressaltou.
LAÇOS FAMILIARES
A prefeita em exercício e secretária de Educação, Audrey Kleys, exaltou a iniciativa. “Reconhecer a presença das primeiras famílias portuguesas que habitaram a cidade alta é o grande destaque deste encontro. Este lugar é sagrado para a cultura portuguesa e fazer com que seja disseminada, promovida e exaltada é maravilhoso”.
Os irmãos Adelaide e Antônio Pereira, descendentes de portugueses, contaram que seus pais chegaram em Santos nos anos 50 e vieram morar no Morro da Nova Cintra, onde estão até hoje. Destacaram que há anos frequentam a Festa de Portugal, no Valongo, e que gostam muito da música e da comida, além, é claro, de resgatar boas lembranças. "Além de tudo que a festa oferece, o espaço é especial. Traz memórias das festas de rua de Portugal, e é uma oportunidade de conhecer outros descendentes de portugueses e de se reunir com os amigos".
“Nesses eventos divulgamos a nossa cultura, o que é sempre muito gratificante”, comemorou Rosana Pinho, integrante do rancho folclórico Verde Gaio.
Esta iniciativa contempla o item 8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Conheça os outros artigos dos ODS
Fotos: Carlos Nogueira
COMENTÁRIOS