Santos faz diagnóstico para melhorar atendimento oncológico em parceria com a iniciativa privada
Um acordo de cooperação entre a Prefeitura de Santos com o AC Camargo Câncer Center e a organização Comunitas permitiu que fosse realizado um diagnóstico nas unidades municipais de saúde sobre o atendimento oncológico na Cidade. O resultado da primeira fase desta parceria foi apresentado nesta quinta-feira (18), no Paço Municipal.
Entre setembro de 2023 e fevereiro deste ano, cerca de 70 profissionais do AC Camargo, Comunitas e do Município estiveram envolvidos na avaliação, que percorreu bairros das regiões da Orla, Morros e Zona Noroeste, com visitas às unidades e ouvindo usuários e servidores para trazer o panorama atual e poder propor ações - de curto, médio e longo prazo - de prevenção e de um tratamento eficiente contra o câncer para cada paciente.
“A gente fez uma análise da situação na Cidade com o diagnóstico para ver o que realmente está precisando. Com base nesta pesquisa, podemos caminhar para realizar os avanços necessários para tratar a população”, afirma o secretário de Saúde, Denis Valejo.
Com o levantamento da fase inicial, foram apresentadas diversas propostas de implementação de campanha sobre câncer de pele e de boca (que levam em conta as características de Santos ser uma cidade litorânea e com a população mais idosa), capacitação de profissionais, elaboração de protocolos para diagnósticos precoces, dimensionamento da demanda e revisão do escopo de contratação de colonoscopia, implantação de tecnologia para agentes comunitários e criação de projeto-piloto de rastreio organizado do câncer de colo de útero com coleta de HPV substituindo o Papanicolau.
“Esse trabalho tem uma relevância fundamental, olhando o sistema de Saúde como único em várias frentes e demonstra, com muita efetividade, a união da parceria do público e do privado em ações completas de diagnóstico e que possibilitam evitar a mortalidade pelo câncer”, explica a diretora de Impacto Social e Projeto do AC Camargo, Ana Paula Neves Marques de Pinho.
A Prefeitura deve analisar a viabilidade das propostas apresentadas para avaliar a implementação na segunda fase do acordo de cooperação. “Essa é uma parceria realmente importante para Santos, através da Comunitas junto ao AC Camargo, que tem uma finalidade muito clara de trazer ganhos para a população. O atendimento oncológico precisa ser aprimorado na Cidade e utilizar a experiência, o know-how do AC Camargo”, diz o secretário de Governo, Fábio Ferraz.
FOTOS: MARCELO MARTINS/PMS