Atividades no Sesc Santos em julho dão a largada para o MIRADA
Festival acontece entre 5 e 15 de setembro de 2024, em Santos
Em julho, o Sesc São Paulo realiza na unidade Sesc Santos atividades relacionadas à sétima edição do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, que acontece entre 5 e 15 de setembro de 2024, em Santos.
O Coletivo 302, de Cubatão, realiza uma mostra do processo criativo de seu novo espetáculo, Vila Socó, além de oficinas e uma leitura encenada. O dramaturgo e diretor argentino Marco Canale conduz uma oficina voltada para pessoas idosas (60+) e que resultará em uma criação teatral que será apresentada durante o MIRADA.
Todas as atividades acontecem no Sesc Santos e têm entrada gratuita. Mais informações em: www.sescsp.org.br/santos.
Oficina para pessoas idosas
Uma das atividades formativas do MIRADA 2024 é uma oficina de criação cênica, de 16 a 19/7, com o diretor teatral argentino Marco Canale. Nascido em Buenos Aires, o artista realiza projetos cênicos que mesclam biografia, sociologia e história.
Voltado para pessoas idosas (60+) com ou sem experiência em teatro, música ou dança, a proposta é criar coletivamente uma obra documental baseada nas histórias, memórias e narrativas dos participantes, refletindo sobre o passado, presente e futuro da cidade e seus territórios. O resultado da atividade poderá ser conferido na programação do MIRADA 2024.
As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 12 de julho, pelo telefone 13 3278-9741, das 10h às 19h ou pelo e-mail secretaria.mirada@sescsp.org.br
Atividades com o Coletivo 302
O Coletivo 302, formado por oito artistas de Cubatão, está de volta ao MIRADA com uma série de atividades. O grupo surgiu da necessidade de cantar sua aldeia, mergulhar em memórias ancestrais e ressignificar a construção do imaginário sobre seu povo e território de atuação.
Nos dias 13 e 14/7, o grupo realiza no Sesc Santos a Mostra Processo Criativo - Vila Socó, em que abre para o público os processos de criação de seu mais novo espetáculo, Vila Socó, com apresentações de cenas, sonoridades e instalações, seguidas de um bate-papo sobre a pesquisa do grupo e a história do bairro Vila Socó.
Já entre 16 e 19/7, acontece a oficina de criações técnicas, que propõe a construção de uma rádio móvel para compor a peça. Nos dias 20 e 21/7, será a vez da oficina criativa de figurino para confecção das vestimentas de alguns personagens, a partir de croquis propostos. As vagas para estas atividades estão esgotadas.
E no dia 30/7, a Leitura Encenada - Vila Socó vai apresentar ao público a dramaturgia da peça e o processo de desenvolvimento do texto com experimentações cênicas que darão perspectivas de sua montagem teatral. Em seguida será realizado um bate-papo com o dramaturgo Lucas Moura.
A criação de Vila Socó tem como ponto-chave os 40 anos do incêndio do bairro de mesmo nome (atualmente Vila São José - Cubatão), considerada a principal tragédia industrial do Brasil.
Serviços:
Mostra Processo Criativo - Vila Socó
Com Coletivo 302
Dias 13 e 14/7, sábado e domingo, das 15h às 18h30
Retirada de convites 1 hora antes do início
Local: Auditório do Sesc Santos
Oficina Criativa de Cenografia e Som
Com Coletivo 302
Dias 16 a 19/7, terça a sexta, das 18h às 22h – VAGAS ESGOTADAS
Local: Espaço de Tecnologias e Artes
A Velocidade da Luz - Oficina de Criação Cênica para Pessoas Idosas
Com Marco Canale (ARG)
De 16 a 19/7, terça a sábado, das 15h às 18h (inscrições até 12/7 pelo telefone 13 3278-9741, das 10h às 19h ou pelo e-mail secretaria.mirada@sescsp.org.br)
Local: Auditório do Sesc Santos
Oficina Criativa de Figurino
Com Coletivo 302
Dias 20 e 21/7, sábado e domingo, das 11h às 18h – VAGAS ESGOTADAS
Local: Espaço de Tecnologias e Artes
Leitura Encenada - Vila Socó
Com Coletivo 302
Dia 30/7, terça-feira, das 18h30 às 21h30 - Retirada de convites 1 hora antes do início
Local: Auditório do Sesc Santos
MIRADA - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas
Criado em 2010 para evidenciar a pluralidade de estéticas e as pesquisas nas artes cênicas dos países da América Latina e Península Ibérica, o MIRADA chega à sua sétima edição reforçando as similaridades e pluralidades que se estabelecem entre a produção desses países na cidade de Santos, que carrega, além de sua beleza natural, a vocação de palco perfeito para evidenciar e proporcionar o intercâmbio entre os povos.