Seja bem-vindo
SP - Litoral,29/04/2024

    • A +
    • A -

    Lei confere a Cruzeiro (SP) o título de Capital da Revolução de 1932

    Fonte: camara.leg.br
    Lei confere a Cruzeiro (SP) o título de Capital da Revolução de 1932


    Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

    Discussão e votação de propostas. Dep. Vanderlei Macris PSDB - SP

    O ex-deputado Vanderlei Macris (SP) foi o autor do projeto que originou a lei


    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou sem vetos a Lei 14.841/24, que reconhece Cruzeiro (SP) como Capital da Revolução Constitucionalista de 1932. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (11).


    A norma surgiu do Projeto de Lei 5189/16, do ex-deputado Vanderlei Macris (SP), aprovado sem alterações pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. “O município de Cruzeiro foi uma localidade com acentuado protagonismo no levante paulista”, explicou Macris.


    A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado promovido contra o governo de Getúlio Vargas em 1932. O objetivo era levar à convocação de uma assembleia constituinte, conforme o próprio então presidente havia prometido.


    Os conflitos começaram em 9 de julho – data que hoje é feriado em São Paulo – e duraram até 2 de outubro, quando as tropas constitucionalistas se renderam. Convocada aquela Assembleia, em 1934 foi promulgada uma nova Constituição.


    Túnel da Mantiqueira

    “Em Cruzeiro, ocorreu a ocupação do Túnel da Mantiqueira [na ferrovia que ligava a cidade paulista a Passa Quatro, em Minas Gerais] por cem soldados constitucionalistas já no terceiro dia, e o local ficou célebre por ter registrado as batalhas mais sangrentas no conflito”, lembrou Vanderlei Macris.


    “A Revolução Constitucionalista de 1932 durou cerca de três meses e teve como desfecho a derrota militar dos rebeldes, mas também a vitória política deles, na reconstitucionalização do País com a Carta Magna de 1934”, ressaltou ele.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.