Em primeiro encontro do ano, Comitê ODS de Santos avança na organização da I Conferência Livre

O debate sobre a I Conferência Livre ODS de Santos, que deve ser realizada até 30 de abril, foi um dos destaques do início das atividades do Comitê dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 2026, na manhã desta quinta-feira (12), no Paço Municipal.
Com a presença de aproximadamente 60 pessoas de diversas secretarias e órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura, além de representantes da sociedade civil e empresas da região, a reunião incluiu a discussão de pautas específicas relacionadas ao funcionamento do comitê e planejamento de ações da Prefeitura.
ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA
Houve a formação da Comissão Organizadora da I Conferência Livre. O chefe da Seção de Apoio às Políticas de Desenvolvimento Sustentável, Bruno Gonçalves, foi definido como presidente, enquanto o fundador e presidente do Instituto Caleidoscópio, Marcus Salles, é o vice-presidente.
A voluntária Eloísa Esteves e a engenheira de software Victoria Dias representam a sociedade civil, enquanto os servidores públicos Marly Alvarez e Rafael Miguel dos Santos, o Comitê ODS.

Marcus ressaltou que a sociedade civil é fundamental para os ODS. “Vai apontar quais são as principais demandas e os principais pontos da Agenda 2030 que não estão cumpridos. Há uma lista, uma relação enorme de objetivos e metas que só quem sabe se estão plenamente implementados e cumpridos é a sociedade civil, quem vive os desafios".
Eloisa destacou a força do trabalho em conjunto da sociedade civil e poder público. “Acredito que é uma força a mais. A união de esforços faz com que a gente conquiste coisas de forma mais tranquila, mais fluida, mais rápida. Sozinho é mais difícil”.
Para Victoria, a sociedade civil é fundamental na promoção dos ODS. "Esse reconhecimento e papel da sociedade civil é importante para que a nossa realidade seja ouvida e reconhecida. Nosso papel é cobrar e agir.”
Segundo o diretor do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Sustentável, Fábio Tatsubô, o momento é histórico. “A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria Geral da Presidência da República, reconectou todas as coordenadorias estaduais do Movimento Nacional ODS e os municípios têm um papel fundamental, com a participação da sociedade civil, para que os ODS se tornem política pública de Estado”.
Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implementação. Conheça os outros itens dos ODS





COMENTÁRIOS