Projeto oferece regularização de documentos e orientações a moradores da Área Continental de Santos

Uma oportunidade para colocar documentos em dia, buscar orientações importantes e exercer a cidadania perto de casa. A população da Área Continental de Santos terá acesso facilitado a uma série de serviços essenciais, sexta-feira (6) e sábado (7), com o Projeto Cidadania Itinerante. A ação acontece das 10h às 16h, na Praça Encarnación Alves Corpas, Caruara, aberta a toda a comunidade.
O objetivo é aproximar o poder público dos moradores, oferecendo atendimentos gratuitos em um só lugar, de forma prática e acessível. Durante os dois dias, será possível resolver pendências de documentos, obter orientações importantes e realizar diversos atendimentos e agendamentos sem precisar sair da região.
Entre os serviços disponíveis estão o agendamento de 1ª e 2ª via do RG, regularização do CPF, emissão de título de eleitor e certidões eleitorais, além de consultas ao Serasa e orientações do Procon. Também haverá atendimentos voltados ao trânsito, como agendamento para renovação ou 2ª via da CNH e orientações para uso da CNH digital no celular.
CIDADANIA
A ação contempla ainda agendamento do INSS, entrada e orientações para o seguro-desemprego, elaboração de currículo, acesso à plataforma Trampolim (ferramenta com vagas e cursos), emissão do cartão ID jovem, carteira da pessoa idosa, carteira de identificação da pessoa com TEA e cartão de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.
Questões jurídicas e administrativas também poderão ser resolvidas, com a emissão de certidões cíveis e criminais, boletim de ocorrência, solicitação de certidões de nascimento, casamento ou óbito, além de segunda via de contas de água, luz e telefone. Para migrantes, haverá orientações e agendamento junto à Polícia Federal para assuntos de imigração.
Pensando nas famílias, o evento oferecerá atividades recreativas para as crianças, garantindo um ambiente acolhedor e agradável enquanto os adultos são atendidos.
Iniciativa é realizada por meio de parceria entre a Ouvidoria e Controle, Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/GPM) , Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado, com apoio do Projeto Zela Feliz, da Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais.
Esta iniciativa contempla o item 16 e 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Conheça os outros artigos dos ODS





COMENTÁRIOS