Entidades de Santos passam por mais uma tarde de capacitação para o Carnaval Solidário

Entidades santistas que atuarão em lanchonetes durante os desfiles das escolas de samba participaram, nesta quarta-feira (4), de mais uma tarde de capacitação, na sede do Corpo de Bombeiros (Gonzaga), recebendo orientações sobre manipulação de alimentos.
Realizada anualmente, na semana que antecede o evento, a palestra teve como foco orientar os participantes sobre as normas sanitárias vigentes aplicáveis à manipulação, preparo, armazenamento e comercialização de alimentos, além de reforçar as boas práticas de higiene e os cuidados necessários para a prevenção de riscos à saúde pública.
O enfermeiro Leandro Gonçalves, da Sevisa, foi o responsável pela palestra. “O trabalho da Vigilância Sanitária não é apenas fiscalizar, mas conscientizar sobre doenças que podem ser prevenidas. Essa é a grande ênfase da capacitação de hoje, que apresenta medidas simples, porém eficazes, para a segurança de todos”.
Atenta a cada orientação, a monitora pedagógica da Casa Vó Benedita, Mara Silva, de 20 anos, participou da capacitação pela quinta vez e ressaltou que sempre aprende algo novo. “Acho extremamente importante termos cursos desse tipo. Sempre busco outras formações, principalmente porque trabalho com crianças, então estou constantemente melhorando, aprendendo e refletindo ainda mais sobre esse cuidado”.
Ao todo, nove entidades que vão atuar no Carnaval Solidário, na sexta-feira (6) e no sábado (7), na Passarela do Samba, participaram da capacitação promovida pela Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa), da Secretaria de Saúde de Santos. A iniciativa permite garantir uma importante fonte de arrecadação para a manutenção dos projetos desenvolvidos ao longo do ano, por meio da venda de alimentos, bebidas e outros produtos.
Na terça-feira (3), as instituições participaram da primeira etapa do treinamento, no qual aprenderam manobras de desengasgo e reanimação em casos de infarto, além de receber orientações sobre como agir diante de situações como contato com fio energizado, vazamento de gás, quedas, hemorragias e queimaduras.
A capacitação é organizada pela Comissão Coordenadora do Carnaval Solidário, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) e pela Secretaria de Cultura (Secult).
Confira tudo sobre o Carnaval 2026 em www.santos.sp.gov.br/carnaval2026.
Esta iniciativa contempla os itens 3 e 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade e Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Conheça os outros artigos dos ODS.





COMENTÁRIOS