Cerca de 100 pessoas participam de evento sobre saúde mental materna em 1ª edição na Zona Noroeste


Cerca de 100 pessoas marcaram presença no encontro ‘Nem Sempre Tá Tudo Bem’, realizado neste sábado (17) no Centro de Convivência do Rádio Clube (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1291), na Zona Noroeste de Santos. A programação gratuita promoveu debates e atividades de conscientização sobre a maternidade e a saúde mental. A iniciativa foi do Fórum Maternidade e Infância da Baixada Santista, com apoio Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher).
O dia foi preenchido por uma ampla programação que reuniu o público, formado principalmente por mães, com autoridades e profissionais que são referências em suas áreas.
Os temas abordados nas palestras trouxeram o foco para maneiras de lidar com o cansaço e demais condições que podem afetar o psicológico das mulheres que, quando mães, têm um trabalho em tempo integral. O encontro também contou com atividade prática terapêutica e uma pausa para o café.
“É a primeira vez que a gente traz um evento para a Zona Noroeste, então estamos muito felizes e realizadas, principalmente pela pauta. Estamos no mês da saúde mental materna e a gente promoveu esse encontro, sempre pensando em espaços de protagonismo tanto para as mães quanto para as crianças”, destaca Beatriz Maciel, coordenadora de comunicação do Fórum Maternidade e Infância.
A educadora de capoeira e professora de Educação Física Carmelita Danubia de Araujo, de 34 anos, prestigiou as atividades junto com a filha. “É muito importante ter o evento aqui para que se abra um leque maior de informações e que essa parte da sociedade seja vista, para que nós, mulheres, possamos ter mais consciência dos nossos direitos enquanto mães”, afirma.
RECREAÇÃO
Além das mães, a criançada também foi bem recebida no Centro de Convivência, com brinquedos e atividades de recreação.
Uma das responsáveis foi Larissa Menezes de Souza Santos, de 21 anos, proprietária da Arié Recreações, que montou atividades para as crianças gastarem energia enquanto as mães prestavam atenção na programação. “É exatamente o tipo de espaço que a gente precisa ocupar, a nossa empresa é formada de 80% de mulheres que são mães e entendem a importância disso”, explica.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS
COMENTÁRIOS