Santistas tiram dúvidas sobre Imposto de Renda em universidade

Matheus Degásperi Ojea
Com o prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda chegando no dia 30 deste mês, cerca de 20 pessoas optaram pelo suporte oferecido de maneira gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, por alunos da Universidade São Judas, em Santos, na manhã deste sábado (17). O mutirão solidário, realizado no Campus Unimonte (Rua Comendador Martins, 52 - Vila Mathias), terá nova edição no próximo sábado (24).
Já tradicional, a ação é realizada anualmente pela universidade e, neste ano, teve apoio da Prefeitura de Santos, por meio da Coordenadoria de Políticas para Infância e Juventude (Cojuv), da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher).
A força-tarefa é formada por alunos voluntários dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Gestão financeira, que, além dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, passaram por um treinamento específico para prestar auxílio aos munícipes.
A aluna do curso de ciências contábeis Ana Paula Ferraz do Amaral Corrêa, de 50 anos, enxerga a oportunidade como um complemento para a sua formação. “Tem muitos detalhes que as pessoas ficam em dúvida e estamos aqui para ajudar”, afirma.
É o caso do inspetor de alunos Alder Ledesma Lombardi, 51, que foi atendido durante a ação. “Estava com algumas dificuldades, tinham algumas coisas que eu precisava acrescentar e eu não estava conseguindo prosseguir. Com o prazo chegando, eu precisei pedir ajuda. Valeu a pena, resolveu o meu problema”, conta.
DÚVIDAS
De acordo com o professor Aluízio Caffé Alves, que supervisionou o atendimento no sábado, as principais dúvidas que as pessoas têm na hora de preencher o formulário são em relação à sua interpretação. “Onde lançar determinadas coisas, principalmente quando se trata de aplicação financeira e seus rendimentos, e também sobre os itens que dão direito à redução no imposto, como despesas médicas”.
Pensando nisso, neste ano, o mutirão já aconteceu duas vezes - a primeira no dia 26 de abril - com a participação de 10 alunos ao todo. “São eles que fazem essa atividade, monitorados pelos professores, isso acumula com o que eles aprendem em sala de aula, sem restrição por graduação”, explica Aluízio.
Para o coordenador da Cojuv, Marcos Vinicios Santos, o apoio da Prefeitura é importante para o trabalho. “Isso gera um retorno para a sociedade, ainda mais quanto ao imposto de renda, que precisa ser bem tratado para evitar erros”.
A ação não estava prevista para o próximo sábado, porém, com a procura acima do esperado, foi aberta mais uma oportunidade para quem ainda não fez a prestação de contas. Para participar, basta se dirigir ao Campus Unimonte, das 9h às 13h, levando 1kg de alimento não perecível e os documentos exigidos.
CONFIRA OS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS
Cópia da identidade, CPF e título de eleitor;
Informe de rendimentos (salários, pró-labore, aposentadoria, auxílios, etc.);
Relação de aluguéis recebidos com dados do locatário e valor;
Informe de rendimentos de aplicações financeiras;
Rendimento do cônjuge/dependentes (em caso de declaração conjunta);
Recibos de despesas médicas e hospitalares com CPF/CNPJ dos prestadores;
Recibos de despesas com educação com CNPJ da instituição;
Informações sobre pensão alimentícia paga ou recebida;
Comprovantes de compra/venda de bens em 2024;
RENAVAM dos veículos do titular e dependentes;
CPF, nome completo e data de nascimento dos dependentes;
Dados bancários para restituição ou débito (com número e dígito da conta, banco e nome do titular).
COMENTÁRIOS