Reforma de prédio em Santos para receber escola em tempo integral tem 40% dos serviços executados

O espaço onde irá funcionar a nova e moderna UME Dino Bueno, na Rua Guedes Coelho, 107/109, Encruzilhada, está sendo modernizado. São exatos 4.238,96 m² distribuídos em três pavimentos (térreo, primeiro e segundo), em obras para atender os 376 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em sistema de educação integral.
Trata-se da reforma geral e recuperação do antigo edifício onde ficava a Escola Estadual Cleóbulo Amazonas Duarte, construído há mais de 45 anos. Com 40% dos serviços executados, a obra civil da nova escola, gerenciada pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), deve ser concluída no segundo semestre deste ano.
Toda a intervenção é realizada com o desafio de adequar o antigo edifício às exigências das legislações referentes a acessibilidade, sistema de combate a incêndio, para-raios, sistemas de informatização e climatização.
Os ambientes de atividades como salas de aula, salas de artes, auditório, biblioteca, quadra de esportes e playground estão ganhando novo dimensionamento e estrutura. E isso sem afetar a vida escolar da garotada, já que os alunos continuam no edifício da Rua Cunha Moreira até a nova Dino Bueno ficar pronta.
Na reforma do antigo Cleóbulo, o Município investe R$ 5,6 milhões, recursos da Secretaria de Educação. Os serviços são executados pela E.C.P. TEC Engenharia, Comércio e Planejamento Ltda., empresa vencedora do processo licitatório.
INTERVENÇÕES EM TODOS OS PAVIMENTOS
Ao contrário de uma construção nova, que começa da fundação e vai subindo, a reforma envolve a execução de vários serviços ao mesmo tempo, em todos os pavimentos, interna e externamente, com o cuidado de um não interferir no outro.
“A fachada do edifício está sendo recuperada com aplicação de estuque, uma argamassa resultante da adição de gesso, água e cal; as paredes da escadaria interna recebem revestimento em pastilhas; e, ao mesmo tempo, é feita a passagem da elétrica”, diz o engenheiro Eduardo Aguiar Mendes, da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe).
Internamente, ainda é executado o requadro das janelas, porque todas estão sendo substituídas e é preciso refazer o contorno do vão após cada retirada de esquadria antiga. Mesmo serviço foi efetuado nas portas trocadas por novas.
No telhado, o trabalho que está demandando bastante tempo é a demolição do antigo reservatório de concreto, bem resistente, destinado ao abastecimento de água da edificação. No local serão colocadas as caixas d’água de polietileno, sobre uma nova estrutura de apoio.
Entre os serviços finalizados destacam-se a elevação das muretas internas para a altura de 1,30m, visando garantir a segurança de quem circula pelo primeiro e segundo pavimentos; a infraestrutura para climatização; e a estrutura do refeitório ampliado, com fundação, estrutura metálica e cobertura.
SALAS E ACESSIBILIDADE
A nova UME Dino Bueno terá 16 salas de aula e seis salas pedagógicas: estudioteca, biblioteca, sala de artes cênicas, ateliê de artes, sala de dança e para atendimento educacional especializado (AEE), tudo para atendimento integral. O projeto prevê adequações de acessibilidade (corrimão, instalação de plataforma elevatória, rampas, sinalização tátil, sanitários PCD) e instalação de sinalização e comunicação visual.
Os serviços envolvem a quadra de esportes e a implantação de uma horta, além da construção de uma nova cozinha, assim como um playground e um auditório. A unidade de ensino receberá pintura total, substituição de todas as esquadrias e reforma completa dos banheiros.
O novo espaço é fruto de uma parceria com o governo do Estado de São Paulo, por meio da cessão do edifício da antiga escola Cleóbulo para o Município. As tratativas foram viabilizadas com a mudança da Diretoria Regional de Ensino (DRE), que ocupava o prédio do Cleóbulo, para o Centro Histórico de Santos, como parte do planejamento de desenvolvimento da região. Atualmente, a DRE está instalada em imóvel na Av. Senador Feijó, 54, esquina com a Rua General Câmara.
COMENTÁRIOS