Missas celebram Dias das Mães em cemitérios de Santos


A manhã deste domingo (11) foi marcada por emoção e acolhimento no Cemitério da Areia Branca, em Santos. Dezenas de pessoas participaram da missa em homenagem ao Dia das Mães, celebrada pelo padre Paulo Vitor da Silva, da Paróquia Santa Margarida Maria. A celebração abriu a programação especial organizada pela Coordenadoria dos Cemitérios (Cocem), vinculada à Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), para lembrar e homenagear as mães que já partiram.
Durante a pregação, o sacerdote destacou a importância da gratidão e da memória. “Reze, agradeça a Deus por esse momento. Pois existem muitas pessoas que não tiveram a mesma oportunidade que você está tendo de ter ou de ter tido uma mãe presente. O Dia das Mães são todos os dias, mas temos essa data para celebrar de forma especial. Nosso abraço a todas as mães aqui presentes e para todas as pessoas que vieram rezar por suas mães”, afirmou o padre.
Entre os fiéis, Patrícia Martins, 39 anos, técnica de enfermagem e moradora do São Jorge. Ela participou da missa acompanhada pelos filhos Gabriela, 14, e os gêmeos Guilherme e Isabella, 12. “É um conforto para o coração, tendo em vista que minha avó, que foi uma das mulheres que me criou junto com a minha mãe, já faleceu. Então é muito emocionante ter uma missa aqui, lembrar dela com saudade, mas também com amor e com a missa tão bonita como foi hoje”.
Além da celebração religiosa, a programação no Areia Branca contou com apresentações musicais de Roberto Bendas e Toninho Six. Os visitantes também foram presenteados com sementes germinadas de girassol — símbolo de luz, vida e esperança — em uma ação que distribuiu mil unidades ao longo do dia nos três cemitérios municipais.
Nos intervalos das missas, a Associação Bíblica e Cultural de Santos promoveu momentos de evangelização, orações e distribuição voluntária de publicações, oferecendo acolhimento espiritual a quem enfrentava o luto com fé e saudade.
Outras duas necrópoles também contaram com celebrações: no Cemitério da Filosofia (Saboó), a missa foi celebrada pelo padre Luis Alfonso Betancourt Cerquera, e no Paquetá, pelo padre José Myalil Paul. Ambos os locais também tiveram atrações musicais ao longo do dia, com os duos formados por Bheto Alves e Cláudio Trompete e Viviane Davoglio e Beatriz Rocha e Silva.
Para garantir o bem-estar dos visitantes, os cemitérios passaram por ações de zeladoria até o sábado (10), envolvendo serviços como roçada, poda de árvores, raspação, lavagem de pisos e caiação. Além disso, agentes da Secretaria de Saúde realizaram nebulização contra o mosquito da dengue e promoveram uma ação educativa para retirada de embalagens plásticas de vasos, contribuindo para a segurança e saúde da população.
A programação se estendeu durante todo o domingo, com atendimento administrativo das 7h às 17h, oferecendo suporte e orientação aos visitantes.
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.
COMENTÁRIOS