Seja bem-vindo
SP - Litoral,04/05/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Centros Esportivos oferecem dezenas de opções a santistas procurando mais saúde física e mental

    santos.sp.gov.br
    Centros Esportivos oferecem dezenas de opções a santistas procurando mais saúde física e mental

    montagem mostra praticantes de esportes #paratodosverem

    VEJA COMO SE INSCREVER

     

    Num mundo cada vez mais acelerado, encontrar equilíbrio entre as tarefas profissionais e o cuidado com o corpo e a mente virou quase um desafio. Se à primeira vista, trabalho e esporte podem parecer bem diferentes, tanto um quanto o outro fazem a diferença na vida de qualquer pessoa, já que incontáveis estudos científicos têm mostrado o quanto atividades físicas são essenciais para a saúde de todas as idades.

    Não é à toa que Santos é considerada a cidade mais esportiva do País. Além da praia disponível 24 horas para milhares de santistas que se exercitam diariamente, centros esportivos mantidos pela Prefeitura espalhados por todo o Município oferecem gratuitamente dezenas de atividades, desde a paz do tai chi chuan, passando por esportes náuticos como caiaque e stand up paddle, até as artes marciais (jiu jitsu, karate, entre outras), por exemplo.

    Falando em lutas, é o caso da família do comissário de avarias Ivanaldo Alves de Lima, que não deixa de ir duas vezes por semana ao Complexo Esportivo Rebouças, na Ponta da Praia, para praticar taekwondo. “É uma limpeza de espírito, me tira todo o estresse, dá qualidade de vida, deixa disposto. Sem ele, fico nervoso”. Praticante há 36 anos, acabou inspirando a esposa Vanessa e as filhas Manuela, de 14 anos, e Giovana, de 16. Todos treinam com o mestre Rodney Saraiva. “É incrível eu e minha família podermos treinar de graça, aqui no Rebouças, com o mestre que também é o treinador do campeão paralímpico Nathan Torquato e de talentos como o Pedro Henrique de Oliveira, medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano do México”.

    A arquiteta e urbanista Rebeca Bartolotto, praticante desta arte marcial há 20 anos, também é aluna do mestre Rodney. "Me ajuda muito vir aqui treinar. Todos os cinco dizeres do taekwondo fazem parte do meu dia a dia: cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável”.

    BEM-ESTAR

    Marinho Soares perdeu o olho esquerdo em um acidente de trabalho e praticar esporte faz toda a diferença para seu bem-estar. “O esporte sempre fez parte da minha vida. Quando era mais novo cheguei a jogar profissionalmente futebol durante dez anos, no juvenil do Santos, Matonense e muitos outros clubes. Depois do meu acidente, achei que nunca mais poderia jogar bola. E hoje valorizo muito mais a vida”.

    Atualmente, Marinho trabalha como gestor do São Vicente Atlético Clube, mas é no Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste, o Dale Coutinho, que encontra o equilíbrio que tanto precisa. “Se o mental não estiver bem, a gente não consegue produzir no dia a dia. Este complexo esportivo tem nos ajudado muito. A gente sabe que todas as profissões são bem desgastantes, o dia a dia muito sobrecarregado e vir toda terça-feira aqui bater uma bola, rever os amigos e cuidar da saúde é muito importante”.

    Quem também não deixa de jogar uma bola com os amigos pra desestressar é o motorista Antonio Cesar Abreu dos Santos, que frequenta três vezes por semana o Centro Esportivo Paulo César Araújo (Pagão), também na Zona Noroeste. “Quando eu chego em casa, a primeira coisa é trocar de roupa e vir pra cá. Só tenho a agradecer por ter esse campo. Sempre que eu posso, venho porque é o único momento que a gente tem pra tirar o estresse do trabalho”.

    VÁRIAS MODALIDADES

    Michelle Fregolente trabalha com marketing digital e como manicure. Ela aproveita a flexibilidade de horários para treinar várias modalidades no Centro Esportivo e Recreativo M. Nascimento, também na Zona Noroeste. “A saúde tem que estar 100% boa para uma vida feliz. Devido a minha profissão eu tenho dor na nuca e o esporte melhora muito a postura e dá resistência. Você convive com pessoas, fica saudável. Eu já tive momentos em que fiquei desanimada, já tive problema de peso. Hoje, sou corredora e pratico natação, academia, ginástica localizada e muito mais. A vida tem que ser alegre!”

    .

    COMO PARTICIPAR

    Quem se inspirou com uma dessas histórias, também pode transformar a sua vida e treinar de graça em um dos centros esportivos da Prefeitura. Novas vagas sempre são disponibilizadas no início de cada mês. Mais informações aqui

     

    Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde e Bem-Estar. Conheça os outros artigos dos ODS

    Fotos: Vanessa Faro


    Template: 
    Simples
    Visualização de Destaque: 
    Card Foto
    Coluna de destaque: 
    Fique Ligado
    Título Home: 
    Centros Esportivos oferecem opções gratuitas a santistas
    Highlight: 
    Chápeu: 
    Mais saúde




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.