Pizzaria do Litoral Paulista entra pela 2ª vez no ranking internacional "50 Top Pizza"
Comandada pelo chef ítalo-brasileiro Eduardo Casabona, a pizzaria de Santos, no litoral de São Paulo, se destaca pela autenticidade e qualidade com reconhecimento global

Pelo segundo ano consecutivo, a Pizza di Casabona, pizzaria comandada pelo chef e empresário ítalo-brasileiro Eduardo Casabona, foi selecionada para o ranking anual internacional "50 Top Pizza" com a 37ª colocação entre as melhores pizzarias da América Latina. A casa, especializada em massas de longa fermentação e ingredientes de alta qualidade, é a única do Litoral Sul paulista a figurar na premiação, o que reafirma a cidade de Santos como um polo gastronômico de relevância internacional.
"Estar mais uma vez entre as melhores pizzarias da América Latina é um reconhecimento do nosso compromisso com a excelência. Isso significa que estamos no caminho certo, mantendo a qualidade excepcional tanto no nosso produto quanto no atendimento", celebra Eduardo Casabona, proprietário e chef da pizzaria.
A classificação do guia internacional "50 Top Pizza" é feita por fiscais e curadores anônimos que avaliam não apenas o sabor das pizzas, mas também a qualidade dos insumos utilizados, a combinação dos ingredientes, o design do ambiente e a experiência do cliente, incluindo atendimento, tempo de espera e serviço. Em 2024, a Pizza di Casabona ficou na 45ª colocação, subindo oito posições no ranking.
"Nosso primeiro passo é celebrar essa conquista com nossa equipe, pois cada integrante tem um papel fundamental nessa jornada. Nosso compromisso é garantir que cada visita à Pizza di Casabona seja um momento especial. Mas seguimos estudando e buscando novas formas de aprimorar a experiência dos nossos clientes para conquistar posições cada vez melhores", complementa o chef.
Uma história de paixão e dedicação
A trajetória da Pizza di Casabona começou em 2018, quando Eduardo retornou da Itália após um período de aprendizado na Calábria, onde estudou a culinária local e se especializou na autêntica pizza napolitana. No início, produzia as pizzas em seu apartamento e vendia por delivery, além de realizar eventos exclusivos. A qualidade da massa, fermentada naturalmente entre 24 e 30 horas, e a seleção criteriosa dos ingredientes chamaram a atenção dos clientes, permitindo a abertura do espaço físico da pizzaria em 2020.
Com um conceito de atendimento no balcão e cozinha aberta para o público, a Pizza di Casabona conquistou um público fiel de apreciadores da boa pizza, que valorizam não apenas a tradição italiana, mas também a inovação nas combinações de sabores. "Nosso carro-chefe continua sendo a Margherita di Casabona ($63), recheada com molho de pomodori pelati, burrata, tomatinho cereja, manjericão e parmesão. Mas outra favorita dos clientes é a Pavarotti ($66), com presunto Parma, burrata saindo do forno, tomatinho cereja, rúcula e lascas de parmesão", detalha Eduardo.
"Sempre buscamos manter a essência da verdadeira pizza italiana, mas sem deixar de explorar novas possibilidades. Um exemplo disso é a nossa pizza Al Capone ($66), que une elementos clássicos com um toque contemporâneo tendo cebola roxa caramelizada, presunto parma e queijo gorgonzola", revela o chef.
Reconhecimento que impulsiona o crescimento
Desde que começou a figurar no ranking internacional no ano passado, a pizzaria notou um aumento significativo na procura, inclusive por clientes de outras regiões do país e turistas internacionais, especialmente italianos, que buscam conhecer de perto a qualidade que levou a casa ao topo do ranking latino-americano. "Noto que a premiação reforça nossa credibilidade e atrai ainda mais a atenção do público. Além disso, entendo que desperta a curiosidade de novos clientes que desejam vivenciar essa experiência gastronômica", pontua Eduardo.
Nesses cinco anos de funcionamento, a prioridade do chef e sua equipe segue sendo o aperfeiçoamento da experiência oferecida no atual endereço. "Acabamos de nos mudar para a nova casa, há poucos minutos do último endereço, no mesmo bairro do Boqueirão. É um espaço pensado com todo carinho para proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes. Neste momento, estamos curtindo essa fase e explorando todas as possibilidades que o novo local oferece", explica.
Em relação a planos futuros, Eduardo revela que há o desejo de organizar eventos especiais e cursos voltados ao universo da pizza, além de possíveis colaborações com outros chefs renomados da região. "Nossa cidade tem talentos incríveis na gastronomia e que com certeza desperta a curiosidade de muitos profissionais e também aqueles que cozinham por hobby. Essas iniciativas ajudam a projetar Santos no cenário nacional e internacional", afirma o chef.
COMENTÁRIOS