Seja bem-vindo
SP - Litoral,04/12/2024

    • A +
    • A -

    "Elas na Quebrada": Vilene Lacerda lança livro de poesias em Bertioga

    A obra reúne 16 poemas que retratam as vivências de uma mulher periférica e celebra mulheres que marcaram a vida da autora. O evento será neste sábado (30), com sessão de autógrafos


    Os poemas presentes no livro refletem as dores, as alegrias e a fé de uma mulher preta e periférica

    Neste sábado (30), às 15h30, a articuladora social Vilene Lacerda lançará seu primeiro livro, Elas na Quebrada. A obra, que conta com 16 poesias distribuídas em 52 páginas, também inclui mensagens de agradecimento dedicadas a mulheres especiais que marcaram a vida da autora. O lançamento, aberto ao público e com sessão de autógrafos, acontecerá na Rua Rafael Costabile, 736, sala 3, no Centro de Bertioga.

    Os poemas presentes no livro refletem as dores, as alegrias e a fé de uma mulher preta e periférica. Nascida e criada em Paraisópolis, a segunda maior favela do estado de São Paulo, Vilene vive em Bertioga há 10 anos, onde também atua como condutora de turismo local e produtora cultural.

    “A publicação desta obra é uma forma de resistência e autoafirmação. É um meio de mostrar ao mundo que uma mulher preta da ‘quebrada’ pode sonhar e realizar”, destacou a autora. Segundo Vilene, o livro também é uma forma de homenagear sua mãe e outras mulheres que contribuíram significativamente para sua jornada.

    Ela explica que sua experiência na militância social também está impressa nos poemas: “Meu maior desejo é que este livro inspire outras meninas e mulheres, para que não se deixem silenciar”, afirmou.

    Vilene revela que a escrita foi um divisor de águas em sua vida. “Foi apenas quando comecei a escrever que as pessoas passaram a me ouvir. Na verdade, comecei a usar a poesia periférica como uma ferramenta para ocupar espaços e ser ouvida”, explicou.

    A autora iniciou sua jornada literária publicando poemas nas redes sociais, participando de saraus e batalhas de rimas. A realização do livro, porém, só foi possível devido ao apoio de pessoas que acreditaram em seu potencial. “Sonhava em publicar um livro, mas acreditava que era algo inalcançável. Então, apareceram pessoas que abraçaram esse sonho comigo, transformando-o em uma realização coletiva”, contou.

    A edição e curadoria da obra ficaram a cargo de Tiago Pereira. A capa foi criada por Nego Panda, com uma foto assinada por Alexandre Passareli. A produção do livro é da editora Periferia Tem Palavra.

    Para mais informações, acesse o Instagram @elasnaquebradaoficial ou entre em contato pelo telefone (11) 94978-7699.

    Articuladora social Vilene Lacerda: "A publicação desta obra é uma forma de resistência e autoafirmação"




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.