Seja bem-vindo
SP - Litoral,04/11/2024

    • A +
    • A -

    Campeão paralímpico de taekwondo inspira estudantes de escolas municipais em Santos

    Fonte: santos.sp.gov.br
    Campeão paralímpico de taekwondo inspira estudantes de escolas municipais em Santos

    Caterina Montone

    “Ser um vencedor não é receber medalha, mas acreditar e alcançar um sonho”. As palavras de Nathan Torquato, campeão paralímpico de taekwondo, da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), fizeram os olhos dos alunos da rede municipal de ensino do Núcleo de Educação Integral Jabaquara e Zona Noroeste I brilharem. O encontro entre o medalhista e os jovens, que envolveu esporte, incentivo e exemplos de superação, foi realizado na tarde desta terça-feira (29), pelo programa ‘Campeão na Escola’.

    Em uma tarde além de especial, os estudantes das UMEs Professora Maria de Lourdes Borges Bernal, Leonardo Nunes Padre, Deputado Rubens Lara, Doutor Dino Bueno e da Gota de Leite estavam ansiosos pela visita do medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021, o primeiro da história da modalidade, e por conhecerem mais sobre o taekwondo. Eles puderam interagir com Nathan, que também coleciona medalhas em mundiais, é bicampeão do ParaPan e, neste ano, acabou sofrendo uma lesão nos Jogos de Paris durante a semifinal, ficando impedido de brigar pela medalha.

    Nathan contou os bastidores de uma grande trajetória que teve início aos três anos de idade, quando convenceu sua mãe a matriculá-lo em uma academia para praticar o esporte. Os jovens ficaram ainda mais encantados com o encontro ao assistirem a uma demonstração de taekwondo realizada pelo atleta, juntamente com seus companheiros da equipe da Fupes, que representou Santos nos 66os Jogos Regionais em São Caetano do Sul.

    Segundo Nathan, o ‘ganho de ponto’, foi quando passou a acreditar nos seus sonhos, sem o pensamento de que é diferente de outras pessoas. “Todos temos um sonho. Independentemente do que seja ou como somos, temos que ser fortes e estar dispostos a alcançá-lo. As crianças estão na melhor fase da vida delas e estou aqui para mostrá-las que todos somos campeões, seja na escola, em casa ou na busca de fazer o que mais amam”. 

    “É sempre muito importante trazer o esporte para as escolas, principalmente quando vemos as crianças em sintonia. Hoje estamos mostrando o taekwondo e apresentamos o Nathan aos alunos, que é o nosso campeão, juntamente com outros esportistas, colegas de modalidade, que hoje competem em nível nacional e internacional”, destacou o diretor-presidente da Fupes, Frederico Luiz Monteiro. 

    VIVÊNCIA

    No encontro, a criançada também teve a oportunidade de aprender chutes iniciais e práticas básicas da arte marcial no comando da técnica de equipe da Fupes, Maria Alice Machado. “É muito importante passar a vivência do esporte para quem está ainda procurando seus próprios potenciais. A gente sabe que o futuro está na mão dessas crianças e ensinar um pouquinho de uma arte marcial tão envolvente talvez faça com que eles descubram um novo talento”. 

    Entre os pequenos rostos fascinados com a visita de Nathan estava um fã dedicado do paratleta. O pequeno Lucca Siqueira, 9 anos, conheceu o esportista nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e, desde então, não esconde sua admiração. “Eu gosto de futebol, mas ver o Nathan aqui, para mim, é uma grande coisa”. 

    Já Maria Valentina Santos, 11, já está envolvida com a arte marcial há mais de sete meses. No caso da estudante do 5º ano, a maior inspiração vem dos professores de taekwondo do Núcleo de Educação Integral Jabaquara. Mas ficou animada ao saber da visita do Nathan. “Não conhecia ele, mas está sendo muito legal poder aprender mais sobre o esporte com quem já ganhou muitas medalhas”. 

    FAZER A DIFERENÇA

    O Projeto Campeão na Escola é uma parceria entre a Fupes, Secretaria de Esportes (Semes) e Educação (Seduc). Promovendo interações entre atletas de alto rendimento e estudantes em instituições municipais de ensino durante o período de aula, a iniciativa busca unir esporte à educação como ferramenta de inclusão social e estimular a iniciação esportiva e paradesportiva dos jovens com ou sem deficiência.

     

    Esta iniciativa contempla os itens 3 e 4 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde e Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS


    Template: 
    Simples
    Visualização de Destaque: 
    Card Foto
    Coluna de destaque: 
    Últimas Notícias
    Título Home: 
    Campeão paralímpico de taekwondo inspira estudantes
    Highlight: 
    Chápeu: 
    Campeão na Escola




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.