Seja bem-vindo
SP - Litoral,26/05/2024

    • A +
    • A -

    Com ampla programação, Santos convida a pensar sobre criatividade neste fim de semana

    Fonte: santos.sp.gov.br
    Com ampla programação, Santos convida a pensar sobre criatividade neste fim de semana

    “É ir além. É pensar fora da caixinha. Sair da mesmice”. Essas foram algumas das definições de criatividade dadas pelo artista Adriano Dicart, 43. Pintor e tatuador (@adrianodicart no Instagram), ele se debruçava sobre uma tela retratando uma criança, uma bola e um universo, na tarde desta sexta-feira (19), ao participar da abertura do Festival Santos Criativa, no Museu Pelé, Centro Histórico de Santos.Adriano disse ter se inspirado na frase de Pelé ao fazer o milésimo gol, pedindo para que o País não esquecesse das crianças pobres, ao elaborar a tela. “Já que estou na casa do Rei, nada mais apropriado”. O Festival Santos Criativa segue neste sábado (20) e domingo (21). A programação completa e as inscrições gratuitas do Festival Santos Criativa estão em https://worldcreativityday.com/brazil/santos/activities.

    A vice-prefeita Renata Bravo afirmou que sente orgulho pelo fato de Santos participar da rede do Dia Mundial da Criatividade (21 de abril). “Desde 2015 temos o selo da Unesco de Cidade Criativa. E este é um movimento que vem crescendo. Em pouco tempo já vemos as potências desenvolvidas nesse período”.

    Após a apresentação de dança da Companhia de Artes Cria Criou Artes (@criacriouartes), a programação foi aberta com o painel ‘O que é Economia Criativa’, a cargo da secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino; Ludmilla Rossi, CEO do Juicyhub, e Lara Karan, líder local do Dia Mundial da Criatividade.

    Segundo Selley, foi em 2014 que Santos começou a pensar em criatividade. “Uma época em que a expressão economia criativa não estava incorporada no dia a dia das pessoas”. A secretária traçou uma linha do tempo desde 2015, quando Santos recebeu o título de Cidade Criativa pela Unesco, citando os avanços no setor até 2021 quando foi criada uma secretaria de Economia Criativa.

    Ao destacar as políticas públicas do setor, Selley Storino citou como exemplos o Estação Bistrô Restaurante-Escola, as Vilas Criativas, a Ecofábrica Criativa, o Feito em Santos, a Casa do Artesão, a Loja Colaborativa e a Aceleradora de Negócios Criativos.

    Citando o filósofo Friedrich Nietzsche – “temos a arte para não morrer da verdade” -, Ludmilla Rossi fez uma adaptação aos tempos modernos: “Temos a economia criativa para não morrer de desigualdade”, ao ressaltar a importância do setor para uma cidade como Santos.

    DO CR7 À DANÇA DE SALÃO

    Um menino inspirado nos dribles do craque português Cristiano Ronaldo, o CR7, se tornou um empresário do ramo da dança. Esse é o resumo da trajetória do Professor Leandrinho, que falou no painel ‘Dos sonhos à realidade - como a dança transformou minha vida’. Leandrinho jogou na base do Santos Futebol Clube, depois virou maratonista, se formou guia de Turismo, trabalhou em navio de cruzeiro e hoje vive da empresa que ensina dança de salão. Detalhe: quando tentou aprender a dançar, ouviu do professor a recomendação para desistir. “Ele disse que a dança não era para mim”.

    CONCURSO ILUMINA SANTOS 2023

    Ainda na abertura do evento, foram entregues as premiações do concurso Ilumina Santos 2023. Na categoria edifício residencial, o vencedor foi o condomínio Residencial Guanandi (Rua Bahia, 111, Gonzaga); casa residencial, Rua Dr. Bernardo Browne, 58-A, Estuário; estabelecimento comercial, Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro, 137, Centro Histórico) e logradouro público, Rua Roberto Sandall, Ponta da Praia.

    DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE

    O Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação.

    Desde então, foram realizadas mais de 4 mil atividades em 128 cidades de 19 países com a participação de mais de 140 mil pessoas. O movimento é uma iniciativa da Organização Mundial da Criatividade, organização que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

    O tema da edição de 2024 é ‘Inteligências Plurais’ e, em Santos, o evento tem como mantenedor oficial a empresa de treinamentos Lara Karan - Gestão de Carreira e Patrimônio.

     





    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.