Seja bem-vindo
SP - Litoral,26/05/2024

    • A +
    • A -

    Encontro do ‘Jovens Embaixadores do Clima’, em Santos, apresenta recursos para criação de projeto de impacto local

    Fonte: santos.sp.gov.br
    Encontro do ‘Jovens Embaixadores do Clima’, em Santos, apresenta recursos para criação de projeto de impacto local

    Iniciando a reta final de capacitações, o encontro deste sábado (20) do programa ‘Jovens Embaixadores do Clima’ orientará os participantes sobre como elaborar um projeto de impacto local baseado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O trabalho deve ser finalizado por cada um dos 30 integrantes até 31 de maio. A reunião, que também contará com os selecionados para o ‘Jovens Repórteres do Clima’, terá início às 14h, na Associação Comercial de Santos (ACS), localizada no Centro Histórico.

    O chefe do Portal da Transparência da Prefeitura de Santos, Fabrício Souza, abrirá o evento com uma oficina de Dados Abertos. O representante da Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) apresentará os recursos da plataforma, que pode ser fonte de informação das pesquisas dos mais diversos temas de trabalho.

    Na sequência, o presidente do Rotaract Club de Santos, William Mendes, e o associado do Rotary Club de Santos, André Coelho, farão uma apresentação, seguida de uma dinâmica, sobre como desenvolver e executar projetos. Na mentoria, eles darão ênfase ao desenvolvimento de algo concreto e palpável que aborde diretamente os ODS.

    “O ‘Jovens Embaixadores’ visa mais a prática e não necessariamente um arquivo escrito, como um projeto de pesquisa tradicional. A partir da metodologia que usamos no Rotaract, é altamente possível que este resultado seja alcançado. Além da contribuição para a sociedade, o projeto servirá como experiência para poder ser replicado também na vida acadêmica, bem como na profissional dos participantes”, garante Mendes. 

    EMBAIXADORES DO CLIMA

    O programa ‘Jovens Embaixadores do Clima’, promovido pelo Movimento ODS Santos 2030, prevê 17 capacitações, distribuídas aos sábados até 11 de maio. Ao término, os 30 participantes terão 20 dias para elaborar um projeto de impacto local, como se fosse um TCC prático. Os que concluírem serão diplomados como ‘Embaixadores pelo Clima, Cultura Oceânica e Agenda 2030’, tornando-se multiplicadores de pautas sustentáveis e mentores para as próximas turmas.

    Já os 12 selecionados para o ‘Jovens Repórteres do Clima’ têm o papel de acompanhar e divulgar as atividades realizadas na iniciativa. Ao final, eles serão diplomados como ‘Jovens Repórteres pelo Clima, Cultura Oceânica e Agenda 2030’.

    REALIZAÇÃO

    O Movimento ODS Santos 2030 é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santos e a Associação Comercial de Santos (ACS). Enquanto o ‘Jovens Embaixadores do Clima’ e o ‘Jovens Repórteres do Clima’ são uma realização do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), Coordenadoria de Políticas para Infância e Juventude (Cojuv/Semulher), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) e Conselho Municipal da Juventude de Santos (CMJ). São parceiros no projeto a Associação Comercial de Santos Jovem, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), clubes de Rotaract de Santos, Santos Porto e Santos Gonzaga, Conselho Municipal da Juventude de Santos (CMJ), Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS), Inove - Diálogo Jovem, Instituto Devir Educom, Politize!/Mapa Educação/Instituto Oiti, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Unesco Youth Advisory Board, Unimar Agenciamentos Marítimos Ltda. e Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz).

     





    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.