Seja bem-vindo
SP - Litoral,26/05/2024

    • A +
    • A -

    Campanha de busca ativa da Tuberculose realiza mais de 50 testes no primeiro dia em Santos

    Fonte: santos.sp.gov.br
    Campanha de busca ativa da Tuberculose realiza mais de 50 testes no primeiro dia em Santos

    Na manhã desta quinta-feira (18) foi iniciada a campanha de intensificação de busca ativa da Tuberculose no Ambesp Nelson Teixeira, no Macuco, em Santos. Foram realizados 57 testes com os pacientes da unidade de saúde e os resultados ficarão prontos num prazo de 15 dias.

    O aposentado Walter Barbosa, 68, aprova a iniciativa e diz que não sabia quais poderiam ser os sintomas da tuberculose. “Com toda a idade que eu tenho, é a primeira vez que eu faço esse tipo de teste. Eu ouvia falar muito sobre essa doença, mas eu nunca soube quais os sintomas que poderiam ocorrer”.

    A Chefe de Seção do Ambulatório de Tuberculose (Seat), Tatiana Nunes, conta que os principais sintomas da doença são tosse persistente há mais de três semanas, febre vespertina, perda de peso e falta de apetite. Nesses casos é indicado procurar a policlínica mais próxima para realizar o teste. “Se for o caso de ter tido contato com alguém com a doença, também é aconselhado ir à unidade de saúde para fazer um teste preventivo”, ressalta.

    O diagnóstico é realizado através da análise da saliva do paciente, coletada no teste. “Depois que é diagnosticado, começamos o tratamento. São seis meses de uso contínuo de medicamentos. Se fizer o tratamento direitinho todo dia, durante esse período, está curado”. Os remédios são disponibilizados gratuitamente pelo Governo do Estado.

    Tatiana alerta que quem já teve a doença anteriormente, pode pegar novamente e destaca também sobre a importância da vacina BCG - Bacilo de Calmette e Guérin, que protege de casos mais graves da doença. Entretanto, é um imunizante que só pode ser aplicado quando criança, o mais próximo do nascimento e até os 4 anos e 11 meses de vida.

    CRONOGRAMA

    A campanha será realizada novamente nesta sexta-feira (19) no Ambesp Nelson Teixeira (Rua Manoel Tourinho, nº 395 – Macuco) das 9h às 14h, e dos dias 22 a 26 de abril no Serviço de Atendimento Adulto (Rua da Constituição, 556 - Paquetá), das 8h às 11h, e em todas as unidades de saúde de Santos, das 7h às 10h.

    Na campanha, o Centro de Controle de Doenças Infecciosas (CCDI) de Santos realizará testes nos munícipes que apresentarem os sintomas da doença, que apesar de ser letal, possui cura e tratamento.

    TUBERCULOSE

    A Secretaria de Saúde de Santos (SMS) realiza, durante o ano inteiro, o monitoramento e tratamento da doença no Município. Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos.

    Segundo o Ministério da Saúde, uma pessoa contaminada pode infectar de dez a 15 pessoas em média, em uma comunidade, durante um ano. O risco de transmissão ocorre enquanto o paciente elimina bacilos no escarro. Com o início do tratamento, a disseminação tende a diminuir gradativamente. Os imunossuprimidos são mais vulneráveis à infecção da tuberculose.

    É importante manter os ambientes arejados, pois o bacilo é sensível à luz solar e a circulação do ar dispersa as partículas infectantes. Pessoas com suspeita de contaminação ou caso confirmado da doença devem usar máscaras até que o exame indique que o paciente não possui risco de transmissão.

     




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.