Seja bem-vindo
SP - Litoral,29/04/2024

    • A +
    • A -

    PLOS ONE muda processo de publicação para reduzir número de correções

    Fonte: revistapesquisa.fapesp.br
    PLOS ONE muda processo de publicação para reduzir número de correções

    A revista científica PLOS ONE anunciou que irá publicar correções em mais de mil artigos nos próximos meses. David Knutson, chefe de comunicações do periódico, explicou ao site Retraction Watch que as retificações se referem a erros de grafia do nome dos autores ou de suas afiliações, equívocos em referências ou em declarações de disponibilidade de dados, que ele classifica como “questões menores”. Essas correções ficaram represadas nos últimos dois anos porque a revista optou por mobilizar seu pessoal para outras tarefas consideradas prioritárias.


    A profusão de pequenos descuidos é resultado de uma fragilidade em seus processos internos. Classificada como um mega-journal, um tipo de periódico que divulga milhares de artigos por mês em acesso aberto na internet, a PLOS ONE sempre dispensou uma etapa no fluxo de publicação chamada “prova do autor”, em que os pesquisadores responsáveis pelo paper têm a chance de ver a versão final do trabalho e detectar a existência de pequenos equívocos, antes que ele seja disponibilizado para os leitores.


    Agora, a revista decidiu reavaliar esse processo simplificado e anunciou que estabelecerá nos próximos meses a prova do autor, a fim de garantir que os papers sejam veiculados com o mínimo possível de erros. “Para um mega-journal como a PLOS ONE, essa não é uma decisão trivial, dado o volume de artigos, os recursos necessários para apoiar esse novo serviço e os impactos da etapa extra no tempo de publicação”, explicou David Knutson.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.