Seja bem-vindo
SP - Litoral,29/04/2024

    • A +
    • A -

    Nova formiga fantasmagórica descoberta recebe o nome de Voldemort

    Fonte: olhardigital.com.br
    Nova formiga fantasmagórica descoberta recebe o nome de Voldemort

    Uma nova espécie de formiga estranha e fantasmagórica foi descoberta recentemente na Austrália. O novo inseto foi nomeado em homenagem a Harry Potter, mais especificamente ao principal vilão da obra, Voldemort (aparente “aquele que não deve ser nomeado” perdeu seu status).

    A formiga recentemente descrita na revista ZooKeys foi nomeada de Leptanilla voldemort, ela recebeu esse nome devido a algumas características semelhantes ao vilão: são pálidas, quase transparentes, esguias e vivem nas trevas. 

    • Apenas dois indivíduos da nova espécie foram descobertas até agora, eles estavam vivendo na escuridão do subsolo em Pilbara, no noroeste da Austrália;
    • A aparência esguia da formiga é devido a suas antenas e pernas longas e finas, assim como mandíbulas longas e afiadas;
    • Acredita-se que essa morfologia também faz da Leptanilla voldemort uma caçadora da escuridão.
    Os dois indivíduos da Leptanilla voldemort que foram encontrados em Pilbara (Crédito: Mark KL Wong, Jane M. McRae)

    Os hábitos alimentares da nova espécie da formiga foram baseados no comportamento de outras espécies do gênero Leptanilla, onde as operárias usam suas mandíbulas afiadas e ferrões para imobilizar centopeias muito maiores para que suas larvas possam se alimentar da carcaça. Centopeias, besouros e moscas também foram encontrados próximos aos indivíduos da nova espécie.

    Além da Leptanilla voldemort, outros animais já foram nomeados em homenagem ao mundo de Harry Potter, como uma aranha que tem o nome do chapéu seletor, uma vespa com nome de dementador e muitas outras criaturas que receberam o nome de algum personagem da série.

    Leia mais:

    O gênero da formiga

    O gênero Leptanilla possui apenas 60 espécies conhecidas que geralmente formam colônias pequenas e vivem exclusivamente no subsolo. Elas são pálidas, cegas e possuem cerca de 1 a 2 milímetros. Essa é apenas a segunda vez que uma espécie do gênero é encontrada na Austrália, a primeira foi em 1932 e depois disso ela quase não foi vista mais. 

    A formiga recém-descoberta foi encontrada durante uma pesquisa ecológica cujo objetivo era documentar animais que viviam no subsolo da região. A Leptanilla voldemort, no entanto, é diferente de qualquer outra espécie do gênero encontrada, exceto por uma que vive no subsolo do Irã.

    O post Nova formiga fantasmagórica descoberta recebe o nome de Voldemort apareceu primeiro em Olhar Digital.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.