Seja bem-vindo
SP - Litoral,29/04/2024

    • A +
    • A -

    Começa nova etapa de melhorias no sistema de drenagem de morro de Santos

    Fonte: santos.sp.gov.br
    Começa nova etapa de melhorias no sistema de drenagem de morro de Santos

    Após a conclusão, nesta semana, dos serviços de renovação asfáltica no segundo e último trecho da Rua Pedro Borges Gonçalves, o projeto da Prefeitura de Santos de reestruturação do sistema de drenagem do Morro José Menino entra agora em nova etapa. Dividida em três fases, essa etapa final envolve o assentamento de tubulações atravessando a Avenida Presidente Wilson, de forma a lançar as águas pluviais no canal zero, divisa com São Vicente.

    “A empreiteira já está transferindo o canteiro de obras para a orla e recebendo o material necessário para iniciar as intervenções já na próxima semana, dependendo das condições do tempo”, explicou o engenheiro civil Rodrigo Monteiro Alves Corrêa, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento dos trabalhos.

    A Fase 1 envolve o assentamento de 36m de aduelas de 1,5m por 0,6m, junto aos prédios do lado da praia, tendo em cada extremidade uma caixa de passagem. Elas serão interligadas, posteriormente, à galeria que lançará a água pluvial no canal zero e à tubulação a ser assentada na Fase 2, respectivamente. Aduelas são galerias em concreto armado que funcionam como caixas de retardo ou contenção para o armazenamento de água em grandes volumes.

    As obras, previstas para serem executadas em 70 dias, dependendo das condições climáticas, exigirão a interdição parcial da pista da Presidente Wilson, sentido São Vicente-Santos. “Nessa etapa, até as 9h, ficará liberada ao tráfego também uma das duas pistas a serem bloqueadas ”, prosseguiu o engenheiro, lembrando que as obras serão realizadas no período das 7h às 17h.

    FASE 2 – Já a Fase 2, com previsão de conclusão em cerca de 20 dias, ocupará o canteiro central da avenida da praia, na altura da subida do Morro José Menino. Os veículos circularão em duas pistas da avenida, nos dois sentidos. Nesse trecho serão assentados 30m de aduelas de 1,5m por 0,6m.

    FASE 3 – Nesta última fase, também a ser concluída em aproximadamente 20 dias, dependendo das condições climáticas, será interditada parcialmente a pista Santos-São Vicente da Presidente Wilson para a interligação das tubulações da Fase 2 aos 12m de aduelas de 1,5m por 0,6m já assentadas na Rua Monteiro Lobato, nas obras de melhoria na drenagem e renovação asfáltica no Morro José Menino.

    PROJETO – Já foi finalizada a etapa de reestruturação do sistema de drenagem do Morro José Menino, que envolveu o assentamento de 767m de tubulações de 600 milímetros no morro, o remanejamento de 220m de rede de água e igual metragem da rede de esgotamento sanitário, além de 93m de tubulações de gás.

    A rede de drenagem subterrânea eliminou o escoamento superficial das águas pluviais, atendendo a uma solicitação da Defesa Civil. “A água corria pelas sarjetas e, dependendo da intensidade, se avolumava na Avenida Presidente Wilson”, lembrou Rodrigo Corrêa.

    Para agilizar a captação da água pluvial, a área conta agora com novos poços de visita, bocas de leão (entre simples, dupla e quádrupla) e 25 bocas de lobo (simples, dupla e tripla).

    Finalizando as intervenções, foi realizada a renovação asfáltica de 7.624,6m² das ruas Pedro Borges Gonçalves e Monteiro Lobato, serviço realizado em duas etapas.

    O projeto de melhorias nesta área do Morro José Menino se completa com a nova escadaria com cerca de 30m de extensão, entre as ruas Sebastião Arantes Nogueira e Pedro Borges Gonçalves, já concluída, faltando apenas a pintura final. Dotada de dois patamares e corrimãos, ela garante mais segurança para o trânsito dos moradores e visitantes. O acesso conta ainda com área gramada e lixeiras.

    INVESTIMENTO – As obras de reestruturação do sistema de drenagem do Morro José Menino estão a cargo da empreiteira TMK Engenharia S.A., vencedora da concorrência pública, e têm prazo contratual de 18 meses, a expirar no final deste semestre.

    O projeto representa um investimento de R$ 7.272.469,89, cerca de 50% dos quais provenientes do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal, voltado ao setor público, e o restante, do orçamento municipal.

     





    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.