Seja bem-vindo
SP - Litoral,29/04/2024

    • A +
    • A -

    Centro tem exposição gratuita do Museu do Porto de Santos

    Fonte: santos.sp.gov.br
    Centro tem exposição gratuita do Museu do Porto de Santos

    O bulevar da Rua Quinze de Novembro (Centro Histórico), recém-reformado pela Prefeitura de Santos, ganhou ares de festa na noite desta sexta-feira (12) com a abertura da Expo Museu do Porto de Santos. A mostra está acessível ao público na sede da Associação Comercial de Santos (ACS), numa parceria com a Autoridade Portuária de Santos (APS) e apoio da Administração Municipal.

    Na exposição, montada na entrada principal do prédio, é possível conferir algumas das peças que compõem o Museu do Porto, equipamento que tem acervo de aproximadamente dois mil itens, incluindo documentos, fotografias, instrumentos náuticos, ferramentas e uma série de raridades que preservam e narram detalhes da história e do desenvolvimento do Porto e da cidade de Santos ao longo dos anos.

    Entre as peças expostas, há um aparelho contra incêndio sobre duas rodas, de 1930, um aparelho telefônico a manivela, da década de 1940, e um projetor cinematográfico, de 1938, que era usado no cinema da Usina Hidrelétrica de Itatinga.

    Além de conhecer um pouco da história do maior porto da América Latina, o visitante também pode aproveitar um espaço instagramável para fazer um registro usando quepe semelhante ao da Marinha em um timão, espaço que tem como pano de fundo a escadaria do prédio centenário da ACS, por onde já passaram autoridades como o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek.

    PORTO-CIDADE

    “Nessa relação Porto-Cidade, essa exposição é fundamental para que as pessoas conheçam a importância que esse desenvolvimento do Porto traz para o progresso de Santos”, comenta o secretário municipal de Assuntos Portuários e Emprego, Elias Francisco Junior. Segundo ele, iniciativas como essa ajudam a movimentar o Centro Histórico de Santos, “tão importante para fomentar o desenvolvimento econômico e, consequentemente, a geração de emprego e de renda na Cidade”.

    O presidente da ACS, Mauro Sammarco, afirma que a entidade tem uma agenda de exposições previstas para movimentar a Região Central. “Esse é o ponto da entrega que a Associação Comercial faz, abrindo esse espaço de eventos para que turistas e moradores convivam aqui nessa área, com o bulevar da Rua Quinze que ficou tão bonito. Temos uma série de ideias para trazer sempre algo que seja de interesse, com conexão com a história da Cidade e com o Centro”.

    “É importante valorizarmos a relação Porto-Cidade. Este evento representa essa integração, pois acontece nesta rua recentemente revitalizada pela Prefeitura, com esse prédio que representa a história da Cidade, e que, agora, está divulgando a história do maior equipamento de logística do hemisfério Sul, expondo equipamentos que revelam a importância do Porto de Santos”, avalia o presidente da APS, Anderson Pomini.

    PROGRAMAÇÃO

    A Expo Museu do Porto de Santos pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Associação Comercial de Santos, localizada na Rua Quinze de Novembro, 137 (Centro). A entrada é gratuita.





    Galeria de Imagens







    Evento ocupou o bulevar da Rua Quinze.








    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.