Seja bem-vindo
SP - Litoral,29/04/2024

    • A +
    • A -

    Aguaí é uma das vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

    Fonte: sp.agenciasebrae.com.br
    Aguaí é uma das vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

    A Política Pública de Desenvolvimento Econômico de Aguaí, de Aguaí, venceu a categoria Cidade Empreendedora da etapa paulista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A premiação foi realizada nesta quinta-feira, 11 de abril, em evento no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo.


    O objetivo da premiação, que está na 12ª edição, é destacar o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de iniciativas que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.



    “O Sebrae, ao estimular as prefeituras a implementarem políticas públicas na área do empreendedorismo, promove um avanço, porque não há justiça social sem desenvolvimento econômico. O Sebrae nos força a fazer isso quando realiza o Prêmio para que possamos disputar e mostrar o que temos feito pela cidade”, afirma o prefeito de Aguaí, José Alexandre Pereira de Araújo.


    O Projeto de Aguaí engloba a Política Pública de Desenvolvimento Econômico que visa atrair investimentos, fomentar novos empreendimentos e impulsionar o emprego e a renda. A gestão municipal procurou ser parceira do empresariado, oferecer qualificação profissional, incentivos fiscais e agilizar processos. Isso se reflete em ações como a desburocratização pelo Sebrae Aqui e Promdec, a Sala do Empreendedor, garantindo orientações aos empreendedores e conectando desempregados a oportunidades, inclusão produtiva via Programa Bolsa-Trabalho e cursos de capacitação, o apoio ao cooperativismo e crédito pelo Banco do Povo e outras agências de fomento do Estado, formando o ciclo virtuoso (capacitação, abertura de CNPJ, orientação e crédito). Também promoveu a capacitação de gestores escolares em educação empreendedora para fortalecer a perspectiva da educação focada na qualificação para o trabalho e, assim, transmitir esses conhecimentos aos alunos da rede pública.


    O troféu foi entregue pelo Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi.


    Cidade Empreendedora é aquela que fomenta políticas públicas transversais e integradas, a fim de fazer frente aos desafios da gestão pública. Nesta categoria são reconhecidas as iniciativas que conjuguem três ou mais eixos de atuação priorizados pelo sistema Sebrae como potencializadores do desenvolvimento.


    :: Conheça os vencedores do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora ::


    “O traço comum entre ser prefeito e ser empreendedor é a coragem. O empreendedor todo dia enfrenta seus dissabores, assim como os prefeitos muitas vezes não têm seu reconhecimento. O prefeito que consegue passar pelo seu mandato e cumprir sua jornada, passa, certamente pela experiência mais bonita e, no entanto, mais dolorosa da sua vida, porque qualquer problema na cidade é problema do prefeito. O Prêmio é um reconhecimento da sociedade e o Sebrae quer que os prefeitos sirvam de exemplo”, afirmou o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França.


    “O empreendedor é o verdadeiro gerador de empregos, renda e pagador de impostos, e aos gestores públicos cabe transformar esses impostos em melhores serviços. O emprego é o melhor programa social que existe. Quando vemos nesse Prêmio o conjunto de iniciativas empreendedoras, fruto de um trabalho realizado pelo Sebrae há mais de 20 anos, percebemos que estamos no caminho certo”, ressaltou o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth.


    “O Prêmio busca identificar e valorizar as conquistas locais de prefeituras que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente. O Sebrae é parceiro do município; é neste ambiente que os pequenos negócios prosperam e permitem que a economia local se desenvolva”, destaca o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima.


    “Este Prêmio reafirma a relevância das lideranças municipais no desenvolvimento dos pequenos negócios, na geração de oportunidades, empregos e inovação. O trabalho feito nos municípios com tanto vigor, por si só, já os torna vencedores”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos.


    “O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é a valorização das iniciativas voltadas ao empreendedorismo, um dos principais motores da economia. Ao apoiar os pequenos negócios e fomentar a cultura empreendedora, a gestão pública atua pelo desenvolvimento do município de forma efetiva. Por meio do Prêmio, o Sebrae-SP busca estimular um número cada vez maior de cidades a colocarem o empreendedorismo entre suas prioridades”, afirma o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.


    “Com a participação no Prêmio, as prefeituras mostram que estão atentas às dores dos donos e donas de pequenos negócios de suas cidades e empenhadas em oferecer soluções. Essa preocupação está em total sintonia com o trabalho do Sebrae-SP. Que as ideias e práticas vistas nesta edição do Prêmio se tornem referências para mais municípios”, diz o Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi.


    “Adotar políticas em prol dos pequenos negócios é criar condições para que eles prosperem e contribuam gerando renda, empregos e avanços sociais nas cidades. As prefeituras participantes do Prêmio, mesmo as que não venceram, mostram comprometimento em trabalhar pelos empreendedores de seus municípios, o que é muito positivo”, comenta a gerente da Unidade Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, Lizzie Trivelatto.


    Sobre o Prêmio

    A etapa estadual recebeu 235 iniciativas inscritas, envolvendo 237 municípios, em dez categorias: Governança Territorial, Compras Governamentais, Empreendedorismo Rural, Sala do Empreendedor, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Empreendedorismo na Escola, Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Cidade Empreendedora, Turismo e Identidade Territorial, e Inclusão Produtiva.


    As prefeituras que apresentaram iniciativas consistentes, focados na melhoria do ambiente de negócios por meio de políticas públicas de base empreendedora, foram homenageadas com o Selo Prefeitura Empreendedora.


    Etapa nacional

    As prefeituras vencedoras disputarão a etapa nacional da premiação, que começa a partir de 29 de abril, quando os primeiros colocados de cada categoria dos Estados serão avaliados pela comissão nacional. A cerimônia final está prevista para ocorrer em 11 de junho, em Brasília (DF). No total, a 12ª edição do Prêmio recebeu mais de 2,5 mil inscrições em todo o País.


    :: Confira as fotos da premiação ::

    https://www.flickr.com/photos/sebraesp/albums/72177720316100496




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.