Seja bem-vindo
SP - Litoral,29/04/2024

    • A +
    • A -

    Osasco é uma das vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

    Fonte: sp.agenciasebrae.com.br
    Osasco é uma das vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

    A iniciativa Oz Valley: Mundo de Oportunidades, de Osasco, venceu a categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo da etapa paulista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A premiação foi realizada nesta quinta-feira, 11 de abril, em evento no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo.


    O objetivo da premiação, que está na 12ª edição, é destacar o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de iniciativas que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.



    O prefeito de Osasco, Rogério Lins, destacou que há 15 anos a cidade começou a registrar a saída de muitas indústrias. “Entendemos que era o momento de fazer um estudo técnico para entender a vocação da nossa cidade e identificamos que Osasco poderia ser uma das cidades mais importantes do País no setor de serviços e tecnologia. Assim que criamos o Oz Valley. Por meio do projeto, pequenas, médias e gigantes do setor foram para Osasco trazendo muito desenvolvimento em um ecossistema que é muito completo”, disse.


    O Oz Valley promove o desenvolvimento econômico, social e tecnológico em nível local por meio da integração e do estímulo à interação entre diversos atores do ecossistema de inovação de Osasco, incluindo empresas, empreendedores, instituições de ensino e pesquisa, governo e outros grupos envolvidos. Todos interagem em um ambiente que favorece o networking e as conexões estratégicas para impulsionar a inovação e gerar novos negócios e tecnologias, com foco na transformação digital e na construção de uma cidade mais inteligente, humana e sustentável.


    O troféu foi entregue pelo secretário de Projetos Estratégicos do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos.


    A categoria Simplificação e fomento ao empreendedorismo refere-se à adoção de um conjunto de ações e medidas pelo poder público com o objetivo de tornar mais simples, ágil e prático os processos burocráticos associados à abertura, funcionamento e fechamento de empresas.


    :: Conheça os vencedores do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora ::


    “O traço comum entre ser prefeito e ser empreendedor é a coragem. O empreendedor todo dia enfrenta seus dissabores, assim como os prefeitos muitas vezes não têm seu reconhecimento. O prefeito que consegue passar pelo seu mandato e cumprir sua jornada, passa, certamente pela experiência mais bonita e, no entanto, mais dolorosa da sua vida, porque qualquer problema na cidade é problema do prefeito. O Prêmio é um reconhecimento da sociedade e o Sebrae quer que os prefeitos sirvam de exemplo”, afirmou o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França.


    “O empreendedor é o verdadeiro gerador de empregos, renda e pagador de impostos, e aos gestores públicos cabe transformar esses impostos em melhores serviços. O emprego é o melhor programa social que existe. Quando vemos nesse Prêmio o conjunto de iniciativas empreendedoras, fruto de um trabalho realizado pelo Sebrae há mais de 20 anos, percebemos que estamos no caminho certo”, ressaltou o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth.


    “O Prêmio busca identificar e valorizar as conquistas locais de prefeituras que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente. O Sebrae é parceiro do município; é neste ambiente que os pequenos negócios prosperam e permitem que a economia local se desenvolva”, destaca o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima.


    “Este Prêmio reafirma a relevância das lideranças municipais no desenvolvimento dos pequenos negócios, na geração de oportunidades, empregos e inovação. O trabalho feito nos municípios com tanto vigor, por si só, já os torna vencedores”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos.


    “O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é a valorização das iniciativas voltadas ao empreendedorismo, um dos principais motores da economia. Ao apoiar os pequenos negócios e fomentar a cultura empreendedora, a gestão pública atua pelo desenvolvimento do município de forma efetiva. Por meio do Prêmio, o Sebrae-SP busca estimular um número cada vez maior de cidades a colocarem o empreendedorismo entre suas prioridades”, afirma o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.


    “Com a participação no Prêmio, as prefeituras mostram que estão atentas às dores dos donos e donas de pequenos negócios de suas cidades e empenhadas em oferecer soluções. Essa preocupação está em total sintonia com o trabalho do Sebrae-SP. Que as ideias e práticas vistas nesta edição do Prêmio se tornem referências para mais municípios”, diz o Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi.


    “Adotar políticas em prol dos pequenos negócios é criar condições para que eles prosperem e contribuam gerando renda, empregos e avanços sociais nas cidades. As prefeituras participantes do Prêmio, mesmo as que não venceram, mostram comprometimento em trabalhar pelos empreendedores de seus municípios, o que é muito positivo”, comenta a gerente da Unidade Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, Lizzie Trivelatto.


    Sobre o Prêmio

    A etapa estadual recebeu 235 iniciativas inscritas, envolvendo 237 municípios, em dez categorias: Governança Territorial, Compras Governamentais, Empreendedorismo Rural, Sala do Empreendedor, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Empreendedorismo na Escola, Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Cidade Empreendedora, Turismo e Identidade Territorial, e Inclusão Produtiva.


    As prefeituras que apresentaram iniciativas consistentes, focados na melhoria do ambiente de negócios por meio de políticas públicas de base empreendedora, foram homenageadas com o Selo Prefeitura Empreendedora.


    Etapa nacional

    As prefeituras vencedoras disputarão a etapa nacional da premiação, que começa a partir de 29 de abril, quando os primeiros colocados de cada categoria dos Estados serão avaliados pela comissão nacional. A cerimônia final está prevista para ocorrer em 11 de junho, em Brasília (DF). No total, a 12ª edição do Prêmio recebeu mais de 2,5 mil inscrições em todo o País.


    :: Confira as fotos da premiação ::

    https://www.flickr.com/photos/sebraesp/albums/72177720316100496


    -




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.