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SP - Litoral,29/04/2024

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    Mais de 500 profissionais participam de fórum estadual com dirigentes da educação em Santos

    Fonte: santos.sp.gov.br
    Mais de 500 profissionais participam de fórum estadual com dirigentes da educação em Santos

    Com o tema ‘Políticas Públicas Estruturantes: Educação Integral e Inclusiva’, a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP) realiza, até quarta-feira (27), no Blue Med Convention, em Santos, o seu 33º Fórum Estadual.

    Nas palestras, mesas e painéis temáticos estão sendo abordados os principais assuntos da educação, onde a Undime São Paulo destaca a importância da construção e implementação de políticas públicas de educação integral e inclusiva, que vão ao encontro das necessidades das redes municipais, além de oportunizar momentos de formação e troca de experiências entre gestores e educadores paulistas.

    Participou da abertura a vice-prefeita de Santos e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo, representando o prefeito Rogério Santos. Ela ressaltou que “a educação é o caminho mais importante para evoluirmos enquanto sociedade e é fundamental essa jornada coletiva mais justa em prol de uma educação mais inclusiva, abrangente e transformadora. O tema desta edição é contemporâneo e ecoa profundamente em mim e na sociedade”.

    A Secretária de Educação, Cristina Barletta, que participa da Undime – SP, ressaltou a troca de experiências que o fórum possibilita. “Estamos felizes em receber todos vocês para esse momento de troca de experiências e para falar de um assunto que nos é muito caro: a educação integral e inclusiva. A cidade de Santos tem uma característica acolhedora e temos esse compromisso com a inclusão, desde 2001, quando a Prefeitura, atendendo às exigências da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), da Educação Nacional, iniciou o programa de Educação inclusiva no Munícipio", disse.

    "Atualmente, atendemos mais de 1.800 alunos com deficiência e temos profissionais de apoio escolar inclusivo - os PAEIs – além dos AEEs – que são profissionais do Atendimento Educacional Especializado. Temos também diversos projetos e ações como o Atendimento Domiciliar; intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras); aula de Libras inserida no currículo; projeto ‘Construindo convivências’, a fim de dar suporte e acolhimento para equipes das escolas e famílias; Sala de Recursos Multifuncionais; orientações e visitas pedagógicas; formações; entre outros. O trabalho nunca para, mas precisamos avançar”, complementou Barletta.

    Para o presidente da Undime São Paulo, Luiz Miguel Martins Garcia, o momento foi de agradecimento pela participação de mais de 500 educadores e profissionais da educação de vários munícipios do Estado, destacando a presença de dirigentes municipais de educação, equipes técnicas das secretarias e prefeitos.

    Garcia também agradeceu a cidade de Santos pela receptividade e acolhida. "Iniciamos um evento que proporcionará dois dias de debates intensos sobre políticas educacionais. Ao discutirmos políticas estruturantes, abordamos elementos cruciais para a qualidade da educação nacional. É fundamental voltarmos nossa atenção para o Plano Nacional de Educação e as Macropolíticas, mas também precisamos cumprir nossa responsabilidade em nossas redes, que é a revisão dos planos municipais de educação", ressaltou.

    Além disso, Garcia enfatizou que 2024 marca o término de gestões municipais e sublinhou a importância do registro das ações realizadas nas secretarias de educação nos últimos quatro anos. "O Conviva Educação oferece uma ferramenta valiosa para a elaboração do memorial de gestão. Este documento será fundamental durante a transição de gestão nas redes de ensino e está disponível na plataforma Conviva Educação, desenvolvida pela Undime".

    O Fórum tem parceiros institucionais, como a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Bett Brasil e Assessoria Jurídica da Undime São Paulo.

    Programação nesta quarta (27)

    8h às 9h – visitação nos espaços dos parceiros da iniciativa/institucionais

    9h às 10h – painéis temáticos

    Painel 1 – Currículo – Diálogo das Práticas é definição dos resultados? – Maria Regina Passos Pereira

    Painel 2 – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA): Políticas e Práticas de Alfabetização – Ana Cláudia Kogake de La Rosa, Domingas da Silva e Luiz Miguel Martins Garcia

    Painel 3 – Avaliação Diagnóstica e Gestão de Resultados – Lisley de Rezende Amado/Rudá Lago Lima Mendes

    Painel 4 – Monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) e Construção do Memorial de Gestão – Jéssica Almeida

    10h às 10h40 - Coffee break e visitação nos espaços dos parceiros

    11h às 12h - Painéis temáticos

    Painel 1 – Educação Especial – porta de entrada (legislação): Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Suas Atribuições e Ações – Claudia Meire Rodrigues/Márcia Francisca Costa Nascimento

    Painel 2 – Análise do Comportamento Aplicada (ABA) – Cíntia Oliveira Peixoto

    Painel 3 – Pedagogia Antirracista – Clélia Mara dos Santos

    Painel 4 – Educação Integral – Diretrizes x Matriz – Maria Regina Passos Pereira

    12h às 13h: almoço/tempo livre e visitação nos espaços dos parceiros da iniciativa privada

    13h às 13h30: apresentação cultural com o Grupo TamTam

    13h30 – sorteio dos parceiros da iniciativa privada

    14h às 16h: mesa de encerramento: Como Tornar a Educação Especial, Integral e Inclusiva dentro de um contexto educacional excludente?

    Guilherme de Almeida – Presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas

    Alexandre Mapurunga – Diretor de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)

    16h – encerramento/coffee break de encerramento

     

    Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade.

    Conheça os outros artigos dos ODS.

     


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