Seja bem-vindo
SP - Litoral,29/04/2024

    • A +
    • A -

    Júri Simulado em São Vicente Revela Talentos e Prepara Futuros Advogados para Desafios Reais

    Estudantes de Direito de São Vicente Surpreendem em Júri Simulado: Experiência de Alto Impacto

    Fonte: Alunos de Direito de São Vicente/SP
    Júri Simulado em São Vicente Revela Talentos e Prepara Futuros Advogados para Desafios Reais Primeiro Juri Simulado de São Vicente/SP

    No dia 9 de março de 2024, às 13h30, na imponente Câmara dos Vereadores de São Vicente, os alunos do curso de Direito de São Vicente/SP demonstraram todo o seu talento e dedicação ao realizar com sucesso o primeiro Júri Simulado da região. Sob a liderança exemplar de Francisco Ricarte (4º Semestre) e Victor Lemos (3º Semestre), o evento reuniu 22 participantes, que mostraram um domínio impressionante das práticas jurídicas em um simulacro de julgamento real.

    O evento, recentemente organizado na Câmara Municipal, surpreendeu pela sua qualidade e originalidade. Com uma atenção meticulosa aos detalhes, os alunos transformaram o ambiente em uma sala de júri acolhedora e realista, que facilmente poderia ser confundida com um plenário de tribunal. Os presentes pela primeira vez ficaram maravilhados com a cena, testemunhando o compromisso e a competência dos estudantes em reproduzir fielmente um julgamento.

    O caso em discussão envolveu o "réu" Roberto Batista (aluno do 4º Semestre), julgado perante um júri popular por crimes de homicídio tentado, conforme os dispositivos do Código Penal e da Lei nº. 8.072/90. A defesa, representada por Francisco Ricarte e Alexsandra Abreu (ambos alunos do 3º Semestre), apresentou uma sólida tese de legítima defesa, enquanto o Ministério Público, defendido por Bruno Aniz e Victor Lemos (também alunos do 3º Semestre), pleiteou a condenação, ressaltando as qualificadoras do crime.

    A magistrada Jaqueline Ernesto (aluna do 4º Semestre) presidiu o plenário com imparcialidade e destreza, garantindo que todas as formalidades fossem observadas. O evento, realizado de forma independente e sem apoio institucional acadêmico, visava promover o crescimento acadêmico dos alunos e o desenvolvimento de técnicas de oratória e prática penal.

    O Júri Simulado contou com a presença de renomadas autoridades do campo jurídico, entre elas: Dr. Paulo Jesus: Professor universitário e advogado especialista em Direito Criminal e Tribunal do Júri, Dr.ª Josiane Cristina: Presidenta da OAB Subseção São Vicente, Dr.ª Ana Carla Vasco Toledo: Professora universitária e advogada de destaque, Dr. Alexandre Aniz e Dr. Junior Mancuso: Advogados formados pela 1ª turma de Direito de São Vicente, Dr. Geovane Souza e Dr.ª Victorya Santana: Advogados Criminalistas reconhecidos na região.

    Os alunos participantes deste evento exemplar foram:  Alexandra Ramos Gonçalves Ramos Abreu, Amanda Beirão Lima, Ana Carolina Carvas Dias, Ana Cristina Gonçalves de Brito Cardoso, Antonio da Silva Filho, Bruno Joaquim Santana Aniz, Dayana Correia da Silva Santos, Erika Ferrão Jacinto, Erika Leite, Flavio da Penha Azevedo, Francisco Ricarte, Irma Aparecida Pereira Tortia, Jaqueline Ernesto de Oliveira, Jessica Aparecida Giacomani dos Santos, Leticia Genuíno de Araujo, Maria de Fatima Morais Argelo, Maria Eduarda de Azevedo Silva, Nany Novais, Roberto Batista Santos, Victor Lemos da Silva, Edna Franca da Silva, Fatima Rabelo dos Santos.

    A realização deste Júri Simulado não apenas destacou o brilhantismo e o profissionalismo dos alunos de Direito de São Vicente/SP, mas também ressaltou a importância da educação jurídica na formação de futuros profissionais comprometidos com a justiça e o estado de direito. Essa iniciativa exemplar é um testemunho do potencial transformador da educação e do papel fundamental dos jovens na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Parabéns a todos os envolvidos por essa conquista notável!

    Redação:

    Francisco Ricarte e Dr. Aniz




    MAIS FOTOS



    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.