Seja bem-vindo
SP - Litoral,22/02/2024

    • A +
    • A -

    O que são raios gama e por que essa radiação é a mais perigosa?

    Fonte: olhardigital.com.br
    O que são raios gama e por que essa radiação é a mais perigosa?

    Os raios gama são uma forma de radiação eletromagnética naturalmente presente em eventos astronômicos, mas que também pode ser reproduzida pelos humanos em laboratório e em reatores nucleares. Essa radiação, contudo, oferece grandes riscos a organismos vivos e podem causar sequelas crônicas no corpo humano. A seguir, confira mais informações sobre os raios gama e entenda por que essa forma de radiação é considerada a mais perigosa.





    Leia mais:









    O que são os raios gama e por que são perigosos?





    nível de penetração de raios gama
    Imagem ilustra o potencial de penetração dos raios gama comparado a outras formas de radiação (Reprodução: PNGItem)




    Denomina-se radiação eletromagnética uma forma de energia composta por campos elétricos e magnéticos, capazes de se moverem pelo vácuo –– isto é, não precisam de um meio para ser transmitida, como ar ou água. Esta energia abrange diferentes frequências e comprimentos de ondas, o que designa formas divergentes de aplicação e interação com o ser humano. Por exemplo: as ondas utilizadas para permitir que sistemas de rádio e televisão existam fazem parte do portfólio da radiação eletromagnética, mas não apresentam riscos à saúde.





    Ao contrário dessas, os raios gama também fazem parte deste conjunto, mas apresentam uma energia tão incrivelmente poderosa que remove elétrons dos átomos e moléculas que entrarem em contato com ela, formando íons. Esta formação de íons pode alterar a forma como nosso DNA está estruturado, ocasionando danos seríssimos.





    Após uma exposição considerável aos raios gama, os danos ocasionados no sistema do DNA humano devem ser reparados o mais rápido possível. Caso contrário, o material genético danificado pode levar ao desenvolvimento de cânceres, devido à mutação gênica, o que posteriormente pode levar o paciente à óbito.





    A radiação gama está presente na natureza, como no espaço durante a explosão de supernovas ou quando duas estrelas de nêutrons colidem. Contudo, também é possível replicá-la artificialmente em reatores nucleares, pois estes liberam muitas formas de energia (dentre elas, a radiação gama). Seja como for, é considerada a mais perigosa porque é a que tem maior potencial para alcançar mais fundo os tecidos biológicos e deformar as células, ocasionando danos perigosíssimos.


    O post O que são raios gama e por que essa radiação é a mais perigosa? apareceu primeiro em Olhar Digital.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.