Seja bem-vindo
SP - Litoral,02/12/2023

    • A +
    • A -

    Veja a Estação Espacial Internacional com um Sol espetacular ao fundo

    Fonte: olhardigital.com.br
    Veja a Estação Espacial Internacional com um Sol espetacular ao fundo

    Uma imagem impressionante foi escolhida pela NASA como fotografia astronômica do dia (APOD) neste domingo (19). Ela mostra a Estação Espacial Internacional (ISS) tendo como pano de fundo o Sol, em detalhes de tirar o fôlego.





    Vamos entender:





    • Diariamente, desde 1995, a NASA divulga a chamada APOD (sigla em inglês para “Imagem Astronômica do Dia”);
    • O projeto, em parceria com a Universidade Tecnológica de Michigan, nos EUA, consiste em um website no qual a cada dia uma foto diferente do universo é publicada, acompanhada de uma curta descrição feita por um astrônomo profissional;
    • A imagem escolhida no último domingo, feita pelo astrofotógrafo Mehmet Ergün, da Alemanha, chama a atenção pelos detalhes do Sol, com a ISS passando na frente do astro. 




    A foto que mostra a ISS passando na frente do Sol é uma combinação de três imagens, todas tiradas em 2021, do mesmo local e quase ao mesmo tempo. Crédito: Mehmet Ergün/APOD/NASA




    “Transitar pelo Sol não é muito incomum para a ISS, que orbita a Terra a cada 90 minutos”, diz Ergün na legenda da foto. “Mas, obter a localização, o tempo e o equipamento certos para uma ótima imagem é raro. O registro em destaque combinou três imagens, todas tiradas em 2021, do mesmo local e quase ao mesmo tempo”. 





    Segundo ele, uma imagem (superexposta) capturou a tênue proeminência vista no topo do Sol; por sua vez, uma segunda imagem (subexposta) registrou a textura complexa da cromosfera da estrela, enquanto a terceira imagem (a mais difícil de obter) capturou o laboratório orbital enquanto a estrutura atravessava o Sol em uma fração de segundo. 





    Leia mais:









    Um olhar mais atento da silhueta da estação espacial revela até mesmo uma cápsula Dragon Crew encaixada nela, como se vê no detalhe.





    Inteligência Artificial possibilita observar os polos do Sol pela primeira vez





    Cientistas recorreram à Inteligência Artificial (IA) para investigar os polos do Sol, regiões nunca examinadas diretamente. Eles desenvolveram um “observatório virtual”, no intuito de encontrar uma alternativa mais econômica em relação aos satélites.





    Essa nova técnica alia pesquisa e indústria para explorar como a IA pode oferecer novas perspectivas do Sol usando dados de arquivo de satélites. Saiba mais aqui.


    O post Veja a Estação Espacial Internacional com um Sol espetacular ao fundo apareceu primeiro em Olhar Digital.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.