Seja bem-vindo
SP - Litoral,02/12/2023

    • A +
    • A -

    Sebrae-SP celebra cinco anos da Faculdade Sebrae com foco na cultura empreendedora

    Fonte: sp.agenciasebrae.com.br
    Sebrae-SP celebra cinco anos da Faculdade Sebrae com foco na cultura empreendedora

    A cultura empreendedora como a grande norteadora das ações do Sebrae-SP. Essa foi a tônica da celebração dos cinco anos da Faculdade Sebrae e dos dez anos Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, em evento realizado ontem, dia 9, no campus da instituição de ensino, em São Paulo. E o momento não poderia ser mais oportuno: o curso de graduação em administração presencial da Faculdade Sebrae acaba de receber o conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, superando cursos de instituições tradicionais da Capital.


    Prédio que abriga a Faculdade Sebrae, a Etec e a Fatec Sebrae, no bairro de Campos Elíseos, em São Paulo

    “Desde o início a Faculdade Sebrae abraçou uma visão ousada, proporcionando aos aspirantes a empreendedores ferramentas, conhecimentos e habilidades necessárias para prosperarem em um mundo em constante mudança”, disse o presidente do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos, em mensagem enviada para o evento. Segundo ele, durante a última década, a educação empreendedora tem sido a espinha dorsal do Sebrae-SP.


    Para o Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, a cultura empreendedora é uma ação que pode, de fato, mudar a estrutura da sociedade brasileira – e isso envolve desde o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que já atendeu a mais de 2 milhões de alunos do ensino fundamental do Estado de São Paulo, até os cursos de MBA da Faculdade Sebrae. “Essa nossa cultura empreendedora não é puramente de mercado, mas sim uma cultura que vai fazer o jovem aprender a superar os desafios de uma sociedade competitiva, global e inovadora”, afirmou.


    O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, destacou que, embora esteja completando cinco anos, a Faculdade Sebrae é fruto de um trabalho que veio de gestões anteriores. Ele também falou sobre como a formação de crianças e jovens ganha quando o empreendedorismo passa a fazer parte dos currículos. “Precisamos romper na sociedade a cultura de que todo mundo deve se formar para ser empregado. As pessoas precisam saber que empreender também é um caminho, e isso devemos fazer com parcerias, com secretarias de ensino, governos, e capacitando professores para levar metodologia adequada para cada faixa etária”, disse.


    Trajetória


    Ao longo dos cinco anos de existência, mais de 3,4 mil alunos passaram pelos cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres da Faculdade Sebrae. Na época do credenciamento como IES (Instituição Ensino Superior) pelo Ministério da Educação em 2018, a instituição era chamada Escola Superior de Empreendedorismo (ESE), mas mudou o posicionamento em 2021, passando a se chamar Faculdade Sebrae.


    O prédio da Faculdade, no bairro de Campos Elíseos, abriga também a Etec Sebrae, com cursos técnicos e de ensino médio, e a Fatec Sebrae, que oferece o curso superior de tecnologia em gestão de negócios e inovação e o curso superior de tecnologia em marketing, todos em parceria com o Centro Paula Souza.


    O dirigente institucional da Faculdade Sebrae, Paulo Marcelo Tavares Ribeiro

    Atualmente, a Faculdade Sebrae oferece graduação presencial em administração e graduações na modalidade EAD em administração, em gestão comercial e em processos gerenciais. O Gerente da Unidade Cultura Empreendedora (UCE) do Sebrae-SP e Dirigente Institucional da Faculdade Sebrae, Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, ressaltou o papel da instituição na estratégia de ações do Sebrae-SP. “Nossa missão é promover métodos, soluções, produtos para disseminar o comportamento empreendedor. Como a gente traz para a prática dia a dia os comportamentos empreendedores”, afirmou.


    Além disso, o dirigente também destacou as parcerias que estão levando os cursos da Faculdade Sebrae para outras regiões do País – como os acordos recentes para levar polos a Sergipe e Rondônia –, assim como a importância dos 33 Escritórios Regionais do Sebrae-SP como polos de educação a distância. Tudo isso como foco na aplicação prática dos conhecimentos. “Temos o diferencial de querer ensinar empreendedorismo em administração, mas fazer isso de maneira prática, trazendo casos da vida real para ensinar ao aluno o dia a dia, como é gerenciar um negócio, como é estar à frente daquela atividade”, disse Ribeiro.


    Vestibular


    Para o ano que vem, o vestibular 2024.1 da Faculdade Sebrae já está com inscrições abertas. São 425 vagas disponíveis, sendo 175 para os cursos de administração (presencial e a distância), 125 para o curso superior de tecnologia em gestão comercial (a distância) e 125 em processos gerenciais (a distância). As aulas começam em 19 de fevereiro tanto presencialmente como online.


    Para ingressar é necessário escolher uma das seguintes opções: nota do Enem de 2018 a 2022 com pontuação igual ou superior a 450; realizar prova online de redação ou realizar transferência de outras instituições de ensino superior. Para o caso do uso da nota do Enem, também é necessário não zerar a pontuação da redação.


    As inscrições podem ser realizadas até 7 de março de 2024 por meio de formulário no site da Faculdade Sebrae no link.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.