Seja bem-vindo
SP - Litoral,16/06/2024

    • A +
    • A -

    Ambiente acolhedor e contato com cultura local atraem turistas para pousadas de Socorro

    Ideais para viagens para curtir dias de lazer, gastronomia e compras na cidade do Circuito das Águas Paulista


    Ambiente acolhedor e contato com cultura local atraem turistas para pousadas de Socorro Pousada Recanto do Amanhecer/ VGCOM - ASTUR - SHANE GLEN

    Na Estância Hidromineral de Socorro – cidade localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em atividades de aventura e ecoturismo – existem cerca de 65 estabelecimentos de hospedagem, como hotéis, hotéis fazenda, pousadas, campings e hostel. Deles, mais de 76% são pousadas, de acordo com dados da prefeitura. São opções que atendem variados tipos de viagens, público, período e bolso, para uma estadia personalizada.

    “Nosso setor hoteleiro é bem desenvolvido e profissional. Temos de hotel estrelado até a liberdade dos campings. Seja onde for, a experiência será inesquecível”, afirma Eduardo Bovipresidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR). 

    Para o Dia do Hoteleiro, comemorado em 09 de novembro, o destaque vai para as pousadas, um tipo de hospedagem que se espalhou pelo mundo, em geral com construções horizontais, decoração temática, atendimento pessoal e administração familiar.

    No Brasil, são construções que lembram residências, com um ambiente mais intimista e acolhedor, para um número pequeno de pessoas, com no máximo três andares. Podem ser em um imóvel unificado ou com várias menores, como no caso de chalés, bangalôs e casinhas, que têm a vantagem de promover mais privacidade e silêncio aos hóspedes.

    A decoração das pousadas é mais rústica e pode conter móveis antigos de madeira, enfeites e plantas, por exemplo. Às vezes, discretamente (ou não) temática, e inclui objetos decorativos da região. 

    Quando disponível o serviço de alimentação, é comum que sirvam alimentos caseiros, preparados com ingredientes frescos e locais, utilizados em pratos típicos da culinária da região.

    O atendimento é mais próximo do informal e pessoal, diferente dos hotéis que trabalham de maneira mais formal. No geral, a administração desse tipo de estabelecimento é feita por um pequeno empresário e/ou família.  

    “As pousadas são ótimas para se ter contato com um pouco da cultura local, seja por meio da comida ou da decoração, com elementos do artesanato”, ressalta Bovi.

    Entre as opções de pousadas no município, o Chalé Casa da Árvore – com o slogan “aconchego e tranquilidade na medida certa” - remete a pequenas casinhas, com uma decoração caprichada. 

    Já a Encantos de Socorro é uma pousada urbana com vista para toda a cidade e montanhas que a cercam. Conta com salão de jogos, área pet, sauna, piscina e pergolado com redes, por exemplo. As acomodações vão da categoria premium até a standard e são para até 5 pessoas. 

    Desconectar-se do externo e reconectar-se com a essência é o convite da Ellementares Guest House. A pousada surgiu da idealização de reintegrar o homem à natureza através dos 5 elementos (terra, água, fogo, ar e éter) com a tríade (corpo, mente e alma). A estrutura conta com uma belíssima vista 360° das montanhas para contemplar do nascer ao pôr do sol, além do Espaço Fogo (fogueira), Espaço Água (piscina), Espaço Ar (mirante) e Espaço Terra (redário) que permitem relaxar e se conectar com a natureza.

    Uma antiga pedreira desativada em 1995 transformou-se na Gruta do Anjo, um dos principais pontos turísticos da cidade. Ela é dentro da propriedade onde se encontra a pousada com o mesmo nome, que tem quartos equipados com tv, frigobar e têm varanda. A diária inclui café da manhã, acesso à piscina, trilhas ecológicas e visitação à gruta, com direito ao pedalinho.

    Igarapé está no centro da cidade. Os quartos são equipados com ducha a gás, ar-condicionado, TV LED 32”, cama de casal Queen, frigobar e enxovais de ótima qualidade. Oferece também um farto café da manhã com variedade em frutas, pães e bolos.

    Dentro de uma propriedade produtora de agricultura orgânica e comprometida com o meio ambiente e a ecologia do ser é a Mirante dos Adelphos. São oito apartamentos com vista privilegiada das montanhas, alimentação natural no café da manhã, trilhas monitoradas, adega de vinhos orgânicos, piscina, fogueira e um sistema agroflorestal. Dispõe de sala de eventos e estrutura para grupos e realização de retiros, imersões, cursos, workshops, palestras e oficinas.

    Situada próxima das fontes minerais com propriedades medicinais, em meio à natureza, mas a apenas 2 km do centro de Socorro está a Pompéia. Os apartamentos são com ar condicionado, tv com sky, wi-fi e frigobar para uso. As diárias incluem café da manhã.

    A Recanto do Amanhecer oferece sete tipos de acomodações entre apartamentos e chalés, disponíveis também para pets de pequeno porte. De lazer e infraestrutura, quadra de areia, piscina em meio à natureza, brinquedoteca, salão de jogos, estacionamento, wi-fi, recepção 24 horas e restaurante.

    O nome da pousada já é uma indicação do que se vai encontrar: “Sons do Silêncio”. Um refúgio para curtir e apreciar a beleza da natureza. Os quartos são equipados com ar-condicionado, TV LED 32”, cama de casal queen, frigobar e enxovais de ótima qualidade. Servem um delicioso café da manhã com opções de alimentos para pessoas com restrições alimentares e também almoço com opções veganas ou vegetarianas, quando solicitado.

    Ideal para quem procura um ambiente familiar com muito sossego, rodeado pela natureza e próximo à cidade é a Vale das Orquídeas. Nela é possível acordar ouvindo o canto dos pássaros, sentir o perfume das flores e apreciar uma linda paisagem, além de saborear um café da manhã delicioso. Para lazer, piscina, e apreciação, mais de 100 espécies de orquídeas, com flores de variadas cores e tamanhos.

    Referência de pousadas petfriendly são A Mata Que Canta e o Chalés Santa Catarina. A primeira fica cerca de 7km do centro da cidade, junto a reserva florestal do Parque de Aventura Monjolinho e ao som das corredeiras do Rio do Peixe, motivo que sugeriu o nome da pousada. Os chalés são rústicos e aconchegantes e o café de manhã é servido nele, com vista privilegiada para as montanhas. Lá os pets são muito bem-vindos e têm até piscina exclusiva, além de playground, caminha, potinhos para água e ração, petiscos, tapetinhos higiênicos e café da manhã com frutas e legumes.

    Chalés Santa Catarina é 100% petfriendly. É um local que possibilita descanso, liberdade e diversão para famílias multiespécies. O conceito é: “Aqui você pode até se hospedar sem o seu pet, mas definitivamente você precisa gostar de pets para se hospedar conosco!”. Abriga piscina exclusiva de 18m², tratada com ozônio e acessível: é em formato de rampa, que inicia com 20cm e chega a 80cm de profundidade, para que pets de todos os tamanhos, idades e até mesmo os cadeirantes consigam entrar e sair da água com segurança. No amplo jardim, playground pet e um pequeno circuito agility com três obstáculos para correr, brincar e se divertir. Ainda ganham kit de boas-vindas, com tapete higiênico, saquinho cata-caca, biscoitinho e bandana personalizada.

    Mais informações sobre hospedagens, gastronomia e lazer no site oficial do turismo de Socorro : www.socorro.tur.br 

    Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo - recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades "onde viver é bom".

    ASTUR - A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.