Seja bem-vindo
SP - Litoral,23/07/2024

    • A +
    • A -

    Investimento médio de empresas em treinamento de funcionários cresce 34%

    Diretor da Embraps, empresa de serviços terceirizados, afirma que investir em treinamentos internos, entre diversos benefícios, diminui a rotatividade na empresa

    Fonte: Divulgação
    Investimento médio de empresas em treinamento de funcionários cresce 34% Funcionários em treinamento

    Em 2002, Renato Augusto Nunes começou a trabalhar como porteiro na mesma empresa em que seu pai trabalhava. Hoje, 20 anos depois, ele é coordenador de operações do local, graças a treinamentos anuais, que trazem aos colaboradores atualizações envolvendo suas atividades e que colaboraram para seu desenvolvimento. 

    Mas Renato Augusto não está sozinho neste benefício. Segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), em 2022, o investimento em treinamento e desenvolvimento no Brasil aumentou em 34%, retornando ao patamar pré-pandemia, sendo que só o setor de serviços teve um aumento de 17%. Ganha o trabalhador, ganha a empresa, e o mercado sabe bem disso.

    De acordo com  Rodolfo Quaresma, diretor da Embraps, empresa de serviços terceirizados que tem aproximadamente 1.550 funcionários e conta com um departamento específico para treinamentos, esse investimento contribui para a diminuição da rotatividade de colaboradores e, consequentemente, para redução de custos. “Através dessa capacitação, que é feita anualmente com todos os funcionários de nosso quadro, também pode-se prevenir diversos problemas comportamentais ou operacionais de desempenho com atuação prévia”, pontua o diretor. 

    O executivo comenta que em sala de treinamento, o conteúdo é mais teórico, com algumas práticas pontuais. Depois, no local de trabalho ou condomínio, o colaborador tem início à prática. “Somente depois dessas etapas que o funcionário assume sozinho o trabalho, mas, durante todo o processo, está acompanhado por seus líderes e sob avaliação de experiência”, explica.

    A proposta do treinamento interno, conforme comenta Quaresma, é expandir as habilidades profissionais, mas também melhorar atitudes do colaborador para que evolua na execução de seu trabalho e tenha um crescimento pessoal.

    “O benefício que consideramos mais importante nos treinamentos é o crescimento e desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Mesmo que o futuro da pessoa não seja na empresa, entendemos que estamos contribuindo em outras oportunidades também”, diz Quaresma.

    Na Embraps. por exemplo, os colaboradores aprendem sobre liderança e controle emocional, e o coordenador de operações Nunes conta que essa atenção o ajudou muito a tomar decisões no âmbito profissional e pessoal. 

    “Hoje tenho 40 anos e metade da minha vida foi na empresa. Então considero que meu caráter e meus princípios foram formados aqui. Poder crescer aqui dentro e ver outros companheiros seguirem o mesmo passo é muito gratificante”, diz Nunes, que comenta ainda que esses treinamentos também o ajudaram em uma situação familiar difícil. “Descobrimos em casa que meu pai estava com câncer, o que é sempre um momento complicado. Mas, nesse período, graças ao suporte dado pela empresa e também aos treinamentos, consegui equilibrar minha vida pessoal juntamente com a profissional, sem perder o foco”, relata o coordenador. 

    Em treinamentos da Embraps, o diretor Rodolfo Quaresma ressalta que o diálogo e troca de experiências é fundamental. “Promovemos interatividade entre os participantes, troca de ideias, experiências vividas. Por vezes, o problema que alguém passa ou passou em um determinado local de trabalho já aconteceu em outro e teve solução satisfatória. Isso ajuda muito no clima organizacional, traz debates e melhorias saudáveis para todos”, afirma.

    Augusto Nunes concorda e ressalta: “o mais importante é ter a oportunidade de encontrar outros companheiros e dividir experiências”. O colaborador prestou serviço para o mesmo condomínio comercial, o primeiro que entrou, durante 15 anos. Após esse período, recebeu a oportunidade de migrar para a função de supervisor operacional, cargo que exerceu por dois anos. Desde novembro de 2020, ele atua como coordenador operacional.

    Sobre a Embraps

    A Embraps é uma empresa especializada na prestação de serviços terceirizados que atua na Baixada Santista desde 1998, atendendo a vários segmentos do mercado, como condomínios empresariais e residenciais, indústrias, shoppings e empresas nas áreas da educação, saúde, terminais portuários, entre outros.






    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.